Missionários
Claretianos Brasil

home » Espiritualidade do Coração de Maria »

O Coração de Maria na vida Missionária de Jesus

Josep M. Viñas, cmf

O ano litúrgico comemora a vida pública de Jesus no Tempo Ordinário, isto é, do dia seguinte à festa do Batismo do Senhor à Quarta feira de Cinzas e de segunda feira, depois de Pentecostes, ao primeiro domingo do Advento.

Mateus e Lucas nos apresentam Maria na Encarnação e na Infância de Jesus. Durante a vida pública, Marcos narra a tentativa dos parentes de Jesus de afastá-lo da sua missão de anunciar o Reino de Deus. João fala de Maria no começo da vida pública de Jesus em Caná e, no final, no Calvário.

Nas Bodas de Caná encontramos Maria juntamente com Jesus e também com seus discípulos. João mostra o primeiro sinal da glória de Jesus.

A reserva de vinho se esgotava rapidamente. Ninguém do grupo dos homens cai na conta. Somente, o grupo das mulheres. Maria se levanta e vai cochichar no ouvido do Filho esta simples frase: “Eles não têm mais vinho”. Evidentemente ela contava com Ele para remediar a situação. Sua intervenção revelava, ao mesmo tempo, a confiança que a animava e a delicada compaixão do seu coração. Sem dúvida, a resposta que ela recebe parece pouco favorável. Confiando, por sua fé, na intervenção de Jesus, ela se dirige diretamente aos serventes, dizendo-lhes: “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

Nossa contemplação concentrada em Maria, que age com uma discrição admirável, nos faz passar, por assim dizer, da fé da razão à fé do coração, já que nossa fé é, mais que uma adesão a uma doutrina, a adesão a uma pessoa: comunhão com Jesus, confiança e solidariedade entre Ele e nós.

Sem a iniciativa de Maria em Caná, tudo teria funcionado mal. Maria nos ensina a transformar o curso da nossa vida com a vigilância do nosso coração e à luz da nossa fé.

OREMOS

Em tua sabedoria admirável, Pai santo, tu quiseste que a Virgem Maria, mãe de Jesus, estivesse presente nos mistérios da nossa salvação; concedei-nos seguir fielmente seus conselhos e fazer o que teu Filho nos ensinou no Evangelho.(Missa em honra da Virgem Maria, nº 9).

 

Secrétariat du Cœur Immaculé du Marie. Délégation Canadienne.    Josep M. Viñas, cmf