Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

Pr 21,1-6.10-13: Sentenças diversas.

Sl 118 (119),1. 27. 30. 34. 35. 44 (R. 35a): Guiai-me, Senhor, no caminho de vossos preceitos!

Lc 8,19-21: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.

Naquele tempo: A mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. Então anunciaram a Jesus: 'Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver.' Jesus respondeu: 'Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.

Comentário

A comunidade fundada por Jesus não está fundamentada no sangue, nem numa raça privilegiada. Todos somos povo escolhido, convocado pela Palavra. Maria é parte dessa nova família, por ter aceitado a palavra em seu coração e entregá-la ao mundo. Este texto bíblico e menos no evangelho de Lucas, não se trata de um rechaço a Maria, sua Mãe. Ela é maior por ter acreditado na palavra e não tanto por ter carregado o Filho de Deus em seu seio virginal. Jesus rodeado pela multidão, cercado por essa nova família humana dos pobres e dos que escolhem ser pobres, está ajudando sua família segundo a carne a entrar de cheio nessa nova família. Talvez seus familiares queiram convencer Jesus a distanciar-se desse tipo de gente e voltar para casa tranquilo. Jesus quer que sua família de Nazaré entre de cheio nesta nova humanidade fundamentada na Palavra. Maria é discípula de seu Filho e vai crescendo como a melhor seguidora, seduzida pelo reino. 

Santo do Dia

S. Hermano, o Entrevado

séc. XI ? monge ? \"Hermano? ou \"Armando? quer dizer \"homem
da guerra?

Hermano, o Entrevado, nasceu em 1013, na ilha de Constança, que no século XI pertencia à Alemanha. Descendente dos condes de Alshausen, tornou-se monge aos 30 anos de idade. Viveu em uma das abadias mais antigas da Alemanha, o mosteiro de Reichnau, fundado por S. Firmino, em 724. Vítima de um \"traumatismo obstétrico?, ficou completamente paralisado, apenas mexendo um pouco as mãos e a língua. Era transportado de um lugar para outro como uma criança de colo. Apesar disso, foi considerado um dos maiores sábios do seu tempo, igualando-se ou mesmo superando a Beda, o Venerável. Foi grande matemático, poeta romântico, astrônomo, compositor, historiador, inventor. Inventou uma máquina de calcular, um astrolábio e várias espécies de instrumentos musicais. É de sua autoria a seqüência litúrgica Ave, maris stela, Alma Redemptoris Mater e a Salve, Regina. Em uma de suas obras se lê: Fui, eu, Hermano, que fez este livro, eu, o rebotalho dos pobres de Cristo, que anda a reboque dos aprendizes de filosofia, mais lento de espírito que um jumentinho? (apud Leite, J. op. cit. vol. III, p. 84).

Calendário - Serviço Bíblico