Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

2Sm 5,1-7.10: Tu apascentarás o meu povo Israel.

Sl 88, 20. 21-22. 25-26 (R. 25a): Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele.

Mc 3,22-30: Satanás será destruído.

Naquele tempo: Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: 'Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. Ninguém pode entrar na casa de um homem fortepara roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno.' Jesus falou isso, porque diziam: 'Ele está possuído por um espírito mau.'

Comentário

Continua a incompreensão e calúnia contra Jesus, agora pelos que possuíam o conhecimento da Lei, que não podendo negar os fatos contundentes de Jesus, qualificam-no como um agente de satanás. Jesus deve defender-se porque essa acusação, se fosse apoiada pelo povo, lhe acarretaria o castigo de morrer apedrejado. O Senhor ensina que toda situação por difícil que pareça, não é obstáculo mas um desafio e uma oportunidade para crescer e assim, através de uma comparação mostra o engano e a contradição de seus acusadores e aproveita para anunciar veladamente sua identidade e a chegada do Reino. Jesus aproveita para ensinar que fechar-nos ao arrependimento é impedir toda possibilidade de perdão já que é a negação consciente e voluntária ao amor de Deus. A liberdade do ser humano e seu mistério é a única que pode excluir-nos da misericórdia infinita de Deus. Peçamos ao Senhor poder compreender a seriedade de uma conversão que não seja apenas sentimental mas que chegue às raízes mais profundas de nossa vida. Trabalhemos pelo Reino. 

Santo do Dia

S. Vicente de Saragoça

606-667 ? diácono e mártir ? Patrono dos navegantes e   
viticultores ? \"Vicente? quer dizer \"vencedor?, \"vitorioso?

Diácono da Igreja de Saragoça, Vicente sofreu o martírio na perseguição de Diocleciano. Atribui-se a ele esta confissão de fé: \"Os que veem não verão; os que ouvem não ouvirão, pois confesso que é um só e o mesmo Deus, com o Pai e o Espírito Santo....?. S. Agostinho conta que teve o corpo destruído pelos torturadores e mesmo assim, transbordante de paz, continuava a falar com tranquilidade, como se alguém  falasse por ele.  As torturas nada puderam contra ele. Por fim, para tentá-lo na sua constância, puseram-no em um leito macio e confortável, mas ali mesmo ele expirou.

Calendário - Serviço Bíblico