Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018

Tema: Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina (Festa)

Gl 4,4-7: Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher.

Sl 95(96),1-2a.2b-3.10 (R. 3a): Manifestai a sua glória entre as nações.

Lc 1,39-47: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!"

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu". Então Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador".

Comentário

“Lá do céu, numa linda manhã, a Guadalupana... baixou ao Tepeyac”. Assim canta o povo hoje ao celebrar Nossa Senhora de Guadalupe. A Virgem índia, morena, que revela a predileção de Deus pelos empobrecidos e esquecidos da sociedade. Maria, com rosto indígena oferece um olhar de ternura e compaixão que desperta sentimentos semelhantes naqueles que se aproximam dela com fé e esperança. Nossa Senhora de Guadalupe nos ensina a simplicidade da vida e a solidariedade com os irmãos. Ela é mestra de misericórdia. Ela exalta a mulher como fonte de vida. Ela é fiel defensora da maternidade. Busquemos na Guadalupana inspiração para fomentar a ternura, a solidariedade e a esperança no meio de nosso povo. Roguemos a Nossa Senhora de Guadalupe pela paz e convivência em nossos povos da América Latina e do Caribe. Sabemos que a fome, a miséria, a violência e a extrema pobreza terminam com a vida de muitos habitantes deste continente da esperança. Que valores Nossa Senhora de Guadalupe inspira em você para fortalecer seu compromisso cristão?

Santo do Dia

Nossa Senhora de Guadalupe


A Virgem Maria apareceu, em 1523, ao índio mexicano, Juan Diego, na colônia de Tepeyac, onde se venerava Tonantzin, a Venerável Mãe. Para convencer as autoridades eclesiásticas a construir para ela uma capela no local da aparição, Nossa Senhora transformou as flores silvestres, que Juan, a seu pedido, havia recolhido em sua \"tilma? (manto), na estampa da Virgem de Guadalupe. Façamos nossas as palavras que ela dirigiu ao humilde e marginalizado índio Juan Diego: Escute, meu filho, não há nada que temer. Não fique preocupado nem assustado. Não estou eu aqui a seu lado? Eu sou a Mãe dadivosa. Não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isso? Não permita que nada o aflija e o perturbe.... É invocada com a seguinte oração:
Mãe do Céu, Morena, Senhora da América Latina, de olhar e caridade tão divina, de cor igual à cor de tantas raças. Virgem tão serena, Senhora destes povos tão sofridos. Patrona dos pequenos e oprimidos, derramai sobre nós as vossas graças. Derramai sobre os jovens vossa luz. Aos pobres vinde mostrar o vosso Jesus. Ao mundo inteiro trazei o vosso amor de Mãe. Ensinai quem tem tudo a partilhar, ensinai quem tem pouco a não cansar, e fazei o nosso povo caminhar em paz?

Calendário - Serviço Bíblico