Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

Tema: Apresentação de Nossa Senhora (Memória)

Zc 2,14-17: Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti.

Lc 1: O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade.

Mt 12,46-50: E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.

46Jesus falava ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião de lhe falar. 47Disse-lhe alguém: Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te. 48Jesus respondeu-lhe: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? 49E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. 50Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

Comentário

Se deixarmos ressoar o Evangelho de hoje em nosso coração, perceberemos o apelo que nos faz para deter-nos, para descobrirmos a passagem de Jesus que transforma toda a vida, e nos convida a descobri-lo em tantos rostos, situações e histórias de vidas conhecidas e anônimas com as quais nos cruzamos e que necessitam de um gesto humano, de uma radical transformação de suas formas de pensar, agir e decidir. A experiência de encontro com Jesus, sua iniciativa de ir ao coração da pessoa, exige dela mesma, tornar-se sujeita da restauração da própria vida. Toda experiência com Jesus implica reconhecê-lo e reconhecer-nos. Reconhecimento, que, como Zaqueu, passa necessariamente pelo empobrecido, a quem se lhe roubou a dignidade. Peçamos ao Senhor não perder de vista que por detrás de um ser humano, seja qual for sua condição, há uma história, que é evocação, chegada e êxodo e com a qual devemos criar laços que curam e humanizam.  

Santo do Dia

Nossa Senhora da Apresentação

No Oriente, a festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo já era celebrada desde o século VII. No Ocidente, entretanto, essa festividade começa a ser difundida a partir do século XIV, quando Gregório XI estabeleceu o seu culto em Avinhão. Por volta de 1599, essa devoção chegou ao Brasil, estabelecendo-se primeiramente em Natal (RN) e dali se difundiu por outros Estados.

Calendário - Serviço Bíblico