Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Quinta-feira, 1 de Outubro de 2020

Tema: Santa Teresinha do Menino Jesus, Virgem e Doutora da Igreja (Memória)

Jó 19,21-27: Eu sei que o meu redentor está vivo.

Sl 26,7-8a. 8b-9abc. 13-14 (R. 13): Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes.

Lc 10,1-12: A vossa paz repousará sobre ele.

Naquele tempo: Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: 'A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!' Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós.' Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo! Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade.

Comentário

Recordamos Santa Teresinha que, sendo muito jovem, abraçou o sofrimento como forma de compartilhar a paixão de Jesus Cristo. O sofrimento das pessoas é tema de conversas e debates, como acontece com Jó e seus amigos que buscam qual é o sentido dos sofrimentos de Jó, que se sente magoado e perseguido por Deus. Ele não está satisfeito com o que está acontecendo com ele, porque era um homem bom, que fazia justiça e, no entanto, cheio de paciência, afirma que seu “defensor” (go'el em hebraico, o salvador) está vivo e virá para libertá-lo.

Jesus recomenda aos 72 Missionários que não levem nada na viagem; envia-os pobres para entrar nas casas dos pobres. Desta forma, os missionários vão provocar a acolhida das pessoas: isto é, no fundo, o anúncio do Reino de Deus na teologia de Lucas: ser acolhido nas casas, sentar-se à mesa e partilhar o pão que é o próprio Jesus ressuscitado. Você já teve a oportunidade de ser acolhido?

Santo do Dia

S. Teresinha do Menino Jesus

1873-1897 ? É a padroeira das missões, dos floristas e aviadores
? \"Teresinha? diminutivo de \"Teresa? que quer dizer
\"natural de Terásia?, ilha do mar Egeu

Teresinha do Menino Jesus fez-se monja carmelita aos 16 anos de idade, no Carmelo de Lisieux, França. Sua vida nada teve de extraordinário a não ser viver bem o dia-a-dia de sua vocação. Portanto, na sua vida o que importava não era o que fazia, mas o como ela fazia cada coisa: com extremo amor. Para ela, o amor era uma dimensão de vida, a sua vocação aqui na terra e também no céu: \"Quero passar o meu céu fazendo o bem na terra?. Deixou-nos o seu testamento espiritual no livro autobiográfico: História de uma alma. É invocada com a seguinte oração:
Ó S. Teresinha, chamai-nos, e nós correremos convosco, ao encontro de Jesus, pelo caminho do testemunho coerente do Reino por meio do amor. Fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para com o nosso Pai do céu. Ah!, não permitais que o ofendamos com o pecado. Assisti-nos em todos os perigos e necessidades; socorrei-nos em todas as aflições e alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, especialmente a que estamos precisando agora (...) Lembrai-vos, ó S. Teresinha, que prometestes passar o vosso céu fazendo o bem à terra, sem descanso, até ver completo o número dos eleitos. Ah!, cumpri em nós vossa promessa: sede nosso Anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no céu ao vosso lado, cantando a ternura do amor misericordioso do Coração de Jesus. Amém.

Calendário - Serviço Bíblico