Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Sexta-feira, 20 de Julho de 2018

Is 38,1-6.21-22.7-8: Ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas.

Is 38, 10. 11. 12abcd. 16 (R. Cf. 17b): Vós livrastes minha vida do sepulcro, a fim de eu não deixar de existir.

Mt 12,1-8: O Filho do Homem é senhor do sábado.

Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: 'Olha, os teus discípulos estão fazendo, o que não é permitido fazer em dia de sábado!' Jesus respondeu-lhes: 'Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma? Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. Se tivésseis compreendido o que significa: 'Quero a misericórdia e não o sacrifício', não teríeis condenado os inocentes. De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado.'

Comentário

Para a cultura judaica na qual nasceu Jesus de Nazaré, o "sábado" era considerado o sinal da eleição e aliança entre Deus e Israel (Ex 31,16.17). Teologicamente, fazia memória da criação de Deus e de seu desígnio salvador. Socialmente, na celebração da comunidade, o sábado recordava a responsabilidade que tinha na sustentabilidade da vida em suas múltiplas formas. Neste sentido, o "espírito da lei" que remetia sempre ao cumprimento da vontade de Deus, e a finalidade da mesma, o sustento da comunidade e a manutenção da ordem querida por Deus para a convivência social sem violência nem opressão, são a razão pela qual Jesus "transgride" a lei, e dá cumprimento à vontade de Deus. Acaso não deveria ser este o sentido da celebração do Dia do Senhor –"o domingo"– e o de todos os dias para os cristãos? Neste dia se constrói a pertença e a identidade e atualizamos a memória de Jesus e de sua práxis misericordiosa, quando nós agimos com misericórdia e justiça. 

Santo do Dia

Padre Cícero Romão Batista

1844-1934 ? sacerdote Natural de Crato (CE), Pe. Cícero foi uma das personalidades mais importantes da história daquela cidade e região. Por elas lutou e dedicou toda a sua vida. No dia de Finados de cada ano, grande multidão de romeiros visita seu túmulo, na Capela do Socorro, em Juazeiro. Polêmico, é uma das figuras mais biografadas do mundo, com cerca de 200 livros sobre a sua vida. Amado e querido pelo povo, desde sua morte seu culto foi consagrado pelo povo. É invocado com a seguinte oração: Ó Deus, Pai dos pobres, inflamastes o coração do Pe. Cícero com um grande amor para com os desamparados, sem casa e sem terra e o transformastes no Grande Conselheiro do povo nordestino e no zeloso incentivador da devoção ao rosário e da veneração de N. Senhora das Dores. Recompensai, pois, esse grande apóstolo com o descanso de sua vida atribulada e com as alegrias do paraíso. Fazei surgir padres voltados à pobreza material e espiritual do povo que busca a salvação, para que nos ajudem a aumentar a nossa fé, única riqueza verdadeira. Que N. Senhora da Dores, Mãe fiel ao pé da cruz, dê força ao nosso pedido e nos alcance o que desejamos.

Calendário - Serviço Bíblico