Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019

Rm 1,1-7: Jesus Cristo, descendente de Davi, filho de Deus.

Sl 97, 1. 2-3ab. 3cd-4 (R.2a): O Senhor fez conhecer a salvação.

Lc 11,29-32: Nenhum sinal será dado a esta geração a não ser o sinal de Jonas.

Naquele tempo: Quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: 'Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.'

Comentário

Paulo, na Carta aos Romanos, dirige-se a uma comunidade que não o conhece pessoalmente. Por esta razão, ele apresenta e explica com grande respeito de onde vem a autoridade de apóstolo. Esta comunidade já faz parte daqueles que glorificam a Deus pela fé, a quem Deus ama com predileção. Em Lucas, observamos uma atitude muito diferente: Jesus encontra uma multidão que pede sinais para acreditar nele. Antes disso, Jesus mostra o exemplo dos ninivitas e da Rainha que vieram do extremo da terra, que acreditaram antes de ver sinais. A Boa Nova é um presente oferecido para ser recebido com fé e quando nos colocamos ao seu serviço, sabemos que não podemos impor ou manipulá-lo, porque sua autoridade está na liberdade do Espírito de Deus para manifestar-se a si mesmo em liberdade de consciência do crente para acolhê-la. Como podemos crescer no respeito a essa liberdade crernte, em tempos em que os fundamentalismos parecem afogar essa dinâmica de fé?

Santo do Dia

S. Domingos Loricato

? 1060 ? \"Domingos? quer dizer \"nascido em um domingo? ou também
\"pertencente ao Senhor?

Domingos Loricato foi um eremita italiano que passou toda a vida fazendo penitência, recitando dia e noite os salmos, jejuando, sempre vestido de uma \"lorica?, que era uma couraça, símbolo de sua luta contra o espírito do Mal. No silêncio e na meditação, era confortado com o dom das lágrimas. Daí ser ele chamado \"Domingos Loricato?. Sua vida foi escrita por Pedro Damião que, referindo-se a ele, dizia que o santo não tinha um falar elegante, mas sua vida excedia em nobreza e virtudes. Sua pregação não era feita com palavras vazias, mas com obras vivas e gestos concretos.

Calendário - Serviço Bíblico