Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Sábado, 22 de Julho de 2017

Ct 3,1-4a: Encontrei o amor de minha vida

Sl 62: A minh'alma tem sede de vós, Senhor

Jo 20,1-2.11-18: Mulher, por que choras? Quem procuras?

1No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro. 2Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram! 11Entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro. 12Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Eles lhe perguntaram: Mulher, por que choras? Ela respondeu: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. 14Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu. 15Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem procuras? Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar. 16Disse-lhe Jesus: Maria! Voltando-se ela, exclamou em hebraico: Rabôni! (que quer dizer Mestre). 17Disse-lhe Jesus: Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. 18Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado.

Comentário

O evangelho de João ressalta a figura de várias mulheres que se destacam como fundamento da comunidade joânica: Maria, a mãe de Jesus, a mulher samaritana, Marta e Maria de Betânia, irmãs de Lázaro, e Maria Madalena, a quem a liturgia comemora neste dia. Na comunidade eclesial católica as mulheres também foram e continuam sendo fundamentais. No entanto sempre acabam desenvolvendo um papel secundário. O mesmo parece ter acontecido com Maria Madalena na tradição da Igreja. Muitos a recordam como a prostituta que nunca foi e acabam esquecendo que foi abençoada como a primeira anunciadora de Jesus Ressuscitado. A mulher que permaneceu de pé junto à cruz no momento da manifestação gloriosa de Jesus. Aquela que ficou desconsolada com a ausência do Senhor amado, mas o seguia buscando. Testemunha privilegiada da ressurreição, corre para anunciá-la a seus irmãos. Maria Madalena é um ser precioso aos olhos de Jesus e da comunidade cristã. Celebremos sua memória como ela merece.

Santo do Dia

S. Maria Madalena

séc. I ? discípula de Jesus ? "Maria? significa "aquela que é excelsa, sublime? Natural de Magdala, pertencia ao grupo de mulheres que, junto com os Doze, seguia Jesus em seu ministério público. Foi testemunha não apenas das curas e dos milagres de Jesus, mas também da sua morte e ressurreição (Lc 8,1-3; Mt 26,56s; 27,61; Mc 15,40ss). Foi a primeira a ver o Ressuscitado na madrugada do dia da Páscoa (Mc 16,9). S. Gregório Magno assim se refere a essa mulher que amava o Mestre apaixonadamente: \"... Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando (Jo 20,11). Este fato leva-nos a considerar quão forte era o amor que inflamava o espírito dessa mulher, que não se afastava do túmulo do Senhor, mesmo depois de os discípulos terem ido embora. Procurava a quem não encontrara, chorava enquanto buscava e, abrasada no fogo de seu amor, sentia a ardente saudade daquele que julgava ter sido roubado. Por isso, só ela o viu então, porque só ela o ficou procurando? (cf. Liturgia das horas, v. III, p. 1435).

Calendário - Serviço Bíblico