Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2020

Tema: São Francisco Xavier, Presbítero (Memória)

Is 26,1-6: Que entre um povo justo, cumpridor da palavra.

Sl 117 (118) 1.8-9. 19-21. 25-27a (R. 26a): Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!

Mt 7,21.24-27: Aquele que faz a vontade de meu Pai entrará no reino dos céus.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!'

Comentário

O Advento é um convite a aproximar-nos ao mistério do Reino. Hoje ele nos é apresentado como uma "Rocha". Isaías, o profeta que nos acompanha nestes dias, nos diz que apesar das difíceis realidades, o Senhor não nos deixará sucumbir e podemos sempre confiar nele "porque Ele é a rocha perpétua". Da mesma forma, o Evangelho nos lembra que a verdadeira religiosidade não consiste apenas na invocação de Deus "Senhor, Senhor...", mas, sobretudo, "no cumprimento da vontade de meu Pai que está nos céus". No início deste ano litúrgico somos convidados pelo Senhor a entrar “como um povo justo que guarda os compromissos” e, quando assim agimos, tornamo-nos parte do Reino que Cristo nos oferece e propõe que construamos. Deus é a rocha sobre a qual podemos construir nossa casa. Por isso, mesmo que sejamos ameaçados por problemas, doenças, tentações (chuvas, torrentes e ventos), nossa casa saberá resistir, porque o importante é cumprir a vontade do Pai. Você está construindo sua vida sobre a rocha sólida da Palavra de Deus?

Santo do Dia

S. Francisco Xavier

1506-1552 ? \"Francisco\" quer dizer \"franco, livre\"

Natural de Navarra, Espanha, S. Francisco Xavier foi uns dos primeiros jesuítas a ingressar na Companhia  de Jesus, fundada em 1534. Em virtude de sua intensa atividade missionária na Índia e Japão, criando, nos vilarejos e cidades por onde passava, comunidades e centros de evangelização, é considerado o Paulo do Oriente. O êxito de seu trabalho apostólico se deveu também ao seu poder de adaptação aos costumes e à cultura local, fazendo-se \"oriental? com os orientais. Morreu na ilha de São Chao, aos 46 anos, quando se preparava para retornar à China. É invocado com a seguinte oração: 
Amabilíssimo santo, todo cheio de caridade e zelo; convosco, respeitosamente, adoro a divina Majestade e, porque singularmente me comprazo no pensamento dos dons especiais da graça com que fostes enriquecido em vida e na glória de vossa morte, rendo por eles as mais fervorosas ações de graça e suplico-vos, com todo o meu coração, que me alcanceis, por vossa poderosa caridade invocando também o vosso bendito nome. 

Calendário - Serviço Bíblico