Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Segunda-feira, 17 de Junho de 2019

2Cor 6,1-10: Em tudo nos recomendamos como ministros de Deus.

Sl 97, 1. 2-3ab. 3cd-4 (R.2a): O Senhor fez conhecer a salvação.

Mt 5,38-42: Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Ouvistes o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente!' Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado.

Comentário

A lei de Talião impunha ao malvado uma punição igual ao dano que ele havia causado. Por esse caminho já somos testemunhas do modelo de mundo que criamos. Impossível cumprir a lei de Talião. Impossível limitar-nos a causar um dano proporcional ao nosso inimigo. Impossível nos limitar a arrancar apenas um olho de quem nos arrancou um olho. Nossa tendência é tirar os dois olhos, ou vinte se os tivessem. Assim, o mundo ficaria sem olhos, como nos recordava Gandhi. Jesus propõe mudar essa ordem jurídica por uma nova ordem, a ordem do amor. Este é um paradoxo cristão! Projeto escandaloso para o mundo violento em que nos movemos! O projeto das Bem-aventuranças propõe fazer o bem, orar por aqueles que nos maldizem. É o método da não violência ativa: o único método para transformar este mundo em um mundo feliz.

Santo do Dia

S. Rainério de Pisa

\"Rainério? quer dizer \"conselheiro do exército?

Padroeiro de Pisa, Itália, S. Rainério ou Raniero nasceu em Pisa, Itália, e viveu no século XII. Levava vida fútil, cheia de vaidades e entregue aos prazeres. Era músico, tocador de lira. Um dia encontrou-se com o monge Alberto Leccapecore, homem de Deus. Esse encontro levou-o a repensar sua vida e mudá-la radicalmente. Recolheu-se então a uma vida solitária e penitente. Sem comer, e em contínuos prantos, acabou por ficar cego, mas obteve de Deus a graça da própria cura. Por inspiração divina, partiu para a Terra Santa como mercador. Alimentava-se apenas duas vezes por semana e entregava-se a rudes trabalhos. Teve então uma visão em que as jóias de sua bolsa haviam se transformado em piche e enxofre e ardiam em chamas. Uma voz explicou-lhe o sentido da visão dizendo que a bolsa era seu corpo; o fogo, o piche e o enxofre a sua vida fútil. Como peregrino, visitou os Lugares Santos e passou no deserto 40 dias, jejuando como o fez um dia Jesus. De regresso a Pisa, ingressou no mosteiro de S. Guido, levando vida simples. Morreu em 1160.

Calendário - Serviço Bíblico