Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Sábado, 24 de Junho de 2017

Tema: Nascimento de João Batista (Solenidade)

Is 49,1-6: Eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra

Sl 138: Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes

At 13,22-26: Antes que Jesus chegasse, João pregou um batismo de conversão

Lc 1,57-66.80: Ele vai chamar-se João

57Completando-se para Isabel o tempo de dar à luz, teve um filho. 58Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe manifestara a sua misericórdia, e congratulavam-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino e o queriam chamar pelo nome de seu pai, Zacarias. 60Mas sua mãe interveio: Não, disse ela, ele se chamará João. 61Replicaram-lhe: Não há ninguém na tua família que se chame por este nome. 62E perguntavam por acenos ao seu pai como queria que se chamasse. 63Ele, pedindo uma tabuinha, escreveu nela as palavras: João é o seu nome. Todos ficaram pasmados. 64E logo se lhe abriu a boca e soltou-se-lhe a língua e ele falou, bendizendo a Deus. 65O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos; o fato divulgou-se por todas as montanhas da Judéia. 66Todos os que o ouviam conservavam-no no coração, dizendo: Que será este menino? Porque a mão do Senhor estava com ele. 80O menino foi crescendo e fortificava-se em espírito, e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel.

Comentário

O evangelho nos convida a considerar a missão profética de João Batista como um ato de misericórdia realizado por Deus. O nome com o qual Zacarias e Isabel chamam o filho quer dizer justamente que "Deus mostrou o seu favor". Ao comemorar o nascimento de João, os textos da liturgia contemplam a misericórdia de Deus num duplo aspecto: a alegria doméstica pela chegada do menino se transforma em bênção para os familiares e vizinhos, ultrapassando os limites da região. A tradição cristã assume para João a missão de precursor do Messias e a liturgia o apresenta como profeta das nações desde o seio materno. Em contextos de necessidade e pobreza a pergunta pelo futuro das crianças que vêm ao mundo têm uma conotação distinta. A presença do Senhor nem sempre é palpável e, no entanto, toda vida é promessa e bênção. Não somos chamados a ser essa presença solidária de Deus que acompanha e protege a vida que cresce no deserto de nossas cidades? 

Santo do Dia

Nascimento de S. João Batista

séc. I ? profeta ? \"João? quer dizer \"o Senhor é misericordioso?


Precursor de Jesus, João Batista foi o último e grande profeta do Antigo Testamento. Filho tardio de Isabel e Zacarias, conclamava o povo ao batismo de penitência e conversão para a vinda do Messias. Vivia pelos desertos, alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre e cobria-se com uma veste de couro. Sua vida austera e radical avalizava a contundente denúncia movida contra os poderosos da época e justifica a sua prisão e morte (cf. Mt 3,1ss). Foi ele quem batizou a Jesus no rio Jordão. É invocado com a seguinte oração:
S. João Batista, voz que clama no deserto: \"Endireitai os caminhos do Senhor... fazei penitência, porque no meio de vós está quem vós não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias?, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: ?Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo? . S. João pregador da penitência, rogai por nós. S. João, precursor do Messias, rogai por nós. S. João, alegria do povo, rogai por nós?.

Calendário - Serviço Bíblico