Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Terça-feira, 20 de Agosto de 2019

Tema: São Bernardo, Abade e Doutor da Igreja (Memória)

Jz 6,11-24a: Vai, e livra Israel. Sou eu que te envio.

Sl 84,9. 11-12. 13-14 (R. 9b): O Senhor anunciará a paz para o seu povo.

Mt 19,23-30: É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.

Naquele tempo: Jesus disse aos discípulos: 'Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.' Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: 'Então, quem pode ser salvo?' Jesus olhou para eles e disse: 'Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível.' Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: 'Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que haveremos de receber?' Jesus respondeu: 'Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.

Comentário

"Entrar no reino" significa seguir a Jesus na comunidade cristã. Com a imagem do camelo e da agulha, Jesus indica que a riqueza é incompatível com o discipulado. Os discípulos ficam surpresos porque ainda não entenderam a mensagem da multiplicação dos pães. Dinheiro ou bens materiais não são maus em si mesmos, mas, sim, a ambição e o uso egoísta deles. Pães e peixes são bens materiais que se multiplicam miraculosamente quando são compartilhados e repartidos. Ambição e riqueza são como vírus que enfermam e eliminam os valores da solidariedade, justiça e equidade. Abandonar essa idolatria do dinheiro é muito difícil, mas no coração de Deus há sempre uma porta aberta para a conversão. Em sua resposta a Pedro, Jesus deixa claro que renunciar à riqueza não significa optar pela miséria, ao contrário, Deus multiplica as coisas básicas e simples que nos dão qualidade de vida e nos fazem realmente felizes. É assim que a vida eterna começa.

Santo do Dia

S. Bernardo

1112-1153 ? abade e doutor da Igreja ? \"Bernardo? quer dizer
\"o que é forte como um urso?


Natural de Borgonha, Bernardo de Claraval foi uma personalidade religiosa marcante da época. Além de abade e administrador, destacou-se como místico, pregador, político, polemista, escritor, fundador de mosteiros, conselheiro de papas, reis e bispos. Devoto de Maria, deixou-nos uma das mais belas orações a ela dedicada: Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que alguém que tenha recorrido à vossa proteção, implorado vossa assistência ou reclamado vosso socorro tenha sido por vós desamparado. Animado com a mesma confiança, a vós, ó Virgem, entre todas singular, recorro como à mãe e de vós me valho sob o peso dos meus pecados me prostro a vossos pés. Não desprezeis as minha súplicas, ó Mãe do Filho de Deus Humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

Calendário - Serviço Bíblico