Missionários
Claretianos Brasil

Necrologium Claretianum

Padre Nicolau Gomez Atienza

08/11/1942 (64 anos)

Santos, SP, Brasil

Santos, SP, Brasil

 

P

adre NICOLAU GOMEZ ATIENZA

(Faleceu no dia 08/11/1942 em Santos, com 64 anos.)

 

Aos 12 anos ingressou em nosso Postulando de Segóvia, atraído por umas missões pregadas por nossos Padres em sua cidade natal. Exemplo de desprendimento da família, nunca mais tornou a ver nenhum de seus numerosos e acomodados parentes. Ordenado sacerdote em Julho de 1904, veio ao Brasil no ano seguinte. Iniciou a sua carreira apostólica percorrendo quase todas as localidades do Sul de Minas, passando depois a residir em Campinas, onde continuou com fervor as pregações; depois em Curitiba, onde muito trabalhou e sofreu devido à pobreza e viagens penosas. Destinado a Porto Alegre, missionou numerosas localidades da Diocese, como também da Diocese de Santa Maria. Residiu vários anos em São Paulo, em Santos, em Carangola, em Belo Horizonte e em Ribeirão Preto, donde foi novamente a Santos em 1934, sentindo já pesar-lhe os anos, os achaques e os desenganos.

Dois traços caracterizam a atuação missionária do Padre Nicolau Gomez Atienza: as visitas pastorais e o catecismo.

Durante quase 40 anos foi o companheiro de numerosos Bispos, percorrendo as dioceses de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Guaxupé, Campanha, Pouso Alegre, Curitiba, Porto Alegre, Santa Maria e outras, principalmente a diocese de Botucatu, que abrangia um terço do Estado de São Paulo, indo das barrancas do Paraná até Iguapé, na orla do Atlântico. Durante largos meses e anos consecutivos, acompanhou o apostólico Prelado D. Lúcio, que percorreu essa diocese toda em lombo de cavalo, sofrendo e trabalhando o que só Deus sabe, sem nunca perder o bom humor e achando graça até nos transes apertados e verdadeiros perigos de vida.

Sentiu-se sempre com vocação de catequista. Nas pregações e em nossas casas, achava prazer em ver-se cercado de crianças, às quais fazia larga distribuição de santinhos, terços e medalhas, imitando nisso, como ele dizia, o nosso Beato Padre Fundador.

Plácida e edificante foi a morte do Padre Gomez. Recebeu com edificação os Santos Sacramentos; pediu perdão a todos das faltas e desatenções nas quais tivesse incorrido seguindo-se um estado de leve consciência que durou vários dias, até entrar em franca agonia na madrugada do dia em que faleceu. O zelo apostólico foi a característica de sua vida.

Livros do Necrologium Claretianum

Navegue no Necrologium Claretianum

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31