Missionários
Claretianos Brasil

Necrologium Claretianum

Pe. Geraldo Penteado de Queiroz

26/05/1998 (85 anos)

São Paulo, SP, Brasil

São Paulo, SP, Brasil

Pe. Geraldo Penteado de Queiroz, CMF

Nascimento: 11 de novembro de 1913

Localidade: Campinas – SP – Dioc. De Campinas

Pais: Sr. Sebastião e Sra. Otília

Profissão Religiosa: 16 de janeiro de 1930

Ordenação: 23 de maio de 1937

Falecimento: 26 de maio de 1998, em Campinas- SP.

 

 

Foi na cidade de Campinas – SP que nasceu o Padre Geraldo Penteado de Queiroz CMF, aos 14/11/1913. Filho de Sebastião Queiroz e Otília Ferreira Penteado de Queiroz. Sua família era de fazendeiros muito bem relacionada na região de Campinas. Como ele mesmo disse em seu livro “ O Meu Sempre Celebrando” quem o encaminhou para o seminário foi o Padre Modesto Bestue CMF, então superior da Casa de Campinas. Nasceu numa família muito cristã. Sua mãe, sobretudo, era de atitudes e gestos marcadamente missionários e claretianos, escreveu ele no seu livro, acima citado Aos oito anos de idade já era coroinha da Igreja do Rosário.

Ingressou no Seminário de Curitiba em 20/02/1925, que estava inaugurando.

De 1925 a 1928, fez o curso de humanidades. Em 1929, foi para Guarulhos para fazer o ano de Noviciado. Seu Mestre foi o Padre Estevam Sala. No dia 06/01/1930, fez sua profissão religiosa. De Guarulhos foi para Rio Claro onde cursou os três anos de Filosofia e mais o 1º de  Teologia, respirando sempre o ar puro das laranjeiras, ora cobertas de flores, ora carregadas de frutos. Os outros treis anos de Teologia forma feitos em Curitiba. O último ano, chamado de preparação ao sacerdócio, foi feito em São Paulo, onde o diácono Geraldo pôde fazer diversas experiências pastorais em algumas paróquias de São Paulo.

No dia 23/05/1937, acompanhado de seus familiares e amigos, foi consagrado sacerdote, no Seminário Central do Ipiranga, pelas mãos de Dom José Gaspar da Fonseca e Silva, arcebispo de São Paulo.

Seu primeiro destino como sacerdote foi o Noviciado de Guarulhos para auxiliar do Padre Mestre. Ocorreu que pela doença do Padre Mestre, o Pe. Geraldo acumulou os cargos de mestre, superior, coadjutor e ecônomo da comunidade. Com dedicação e coragem os desempenhou satisfatóriamente.

Em 1939, foi destinado à Rio Claro como professor e coadjutor do prefeito dos seminaristas, cargo que ocupou até 1942, quando foi nomeado prefeito dos seminaristas, substiutuindo o Padre Conrado Sibila. O Padre Geraldo exerceu este cargo pelo período de sete anos. No Natal de 1948, os superiores o destinaram a Esteio – RG como Diretor do Seminário. Em Esteio o Padre Geraldo trabalhou com afinco e entusiasmo para equipar o Seminário que então se encontrava em situação precária. Nem água fácil havia para a higiene e limpeza. Foram tempos difíceis para o Padre Geraldo, mas superou todas as dificuldades.

De 1955 a 1961, foi nomeado pároco da Paróquia do Imaculado Coração de Maria de Esteio. Durante sua gestão como pároco deu forte incremento a construção da Igreja Matriz do Coração de Maria. Fundou o “Fraterno Auxílio Cristão” (FAC) para atender as pessoas  pobres. Fundou o “ Círculo Operário Esteiense”, visando congregar os operários na luta pelos seus direitos. Trabalhou incansavelmente pela emancipação de Esteio.

De Esteio, em 1961, foi transferido para Guarulhos como pároco da paróquia da Imaculada Conceição. Encontrou a velha Matriz de taipa em ruínas. Construida a mais de trezentos anos e estava desabando. Restaurou-a e, hoje, alem de ser um monumento histórico, serve de catedral. Vastas foram as atividades religiosas e sociais que desenvolveu. Empenhou-se na renovação conciliar da paróquia. Criou os grupos de base nos conjuntos residenciais que se reuniam para a celebração da Palavra e da Eucaristia. Dinamizou outros movimentos paroquiais. Na parte social fundou o “Fraterno Auxílio Cristão” ( FAC ) para atendimento dos pobres. Dedicou-se sábia e infatigavelmente na preparação  para a criação da diocese de Guarulhos. Ocupou por longos anos o cargo de Vigário Episcopal da região de Guarulhos. Daí ser conhecido em Guarulhos por Monsenhor Geraldo.

Recebeu da Câmara Municipal o título de “Cidadão Guarulhense”.Título este ampliado para “ Cidadão  Benemérito de  Guarulhos”, em reconhecimento por tudo o que o Padre  Geraldo fez por aquela cidade.

Em 1981, foi transferido novamente para Esteio – RG para a função de pároco da paróquia do Coração de Maria. Com entusiasmo reanimou a comunidade paroquial, fundou a creche “ Novo Lar Setilia Anna Toniolo” que acolhe mais de duzentas crianças pobres. Fundou também o “Clube de Mães do Menino Jesus” para orientar as mães menos assistidas e marginalizadas.

No início de 1987, passou a residir no Seminário de Esteio por razão de saúde, ajudando na formação dos seminaristas. Neste mesmo ano, no dia 24/05/1987, o Padre Geraldo comemorou com a comunidade esteiense o Jubileu de Ouro de sua ordenação sacerdotal. Recebeu carinhosas homenagens  dos irmãos de Congregação na pessoa do Padre Provincial, Helmo Cesar Faccioli, dos paroquianos e amigos da cidade.

Em 1995, abatido pela idade e pelo cansaço, transferiu-se para Campinas para cuidar melhor de sua saúde. Cercado pelos cuidados dos membros da comunidade, familiares , amigos e dos médicos que com carinho o assitiam, seu estado de saúde foi piorando. Por ser vítima de um cancer da próstata foi longo seu calvário, grande seus sofrimentos. Mas, enfrentou o sofrimento com fé , resignação e paciência. No dia 26/05/1999, após receber os Santos Sacramentos, juntos os  membros da comunidade, a médica e enfermeiro que o assistia, entregou sua vida ao Senhor.

Padre Geraldo foi para junto de Deus descansar  de seus trabalhos. Deixa-nos o exemplo de homem de fé, missionário cheio de zelo pastoral. Amou a Igreja, sua vocação e a Congregação. Por elas deu sua vida. Obrigado, Padre Geraldo, pelo seu testemunho, pelo seu exemplo.

Descanse em paz !

 

Livros do Necrologium Claretianum

Navegue no Necrologium Claretianum

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31