Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Sexta-feira, 15 de Outubro de 2021

Tema: Santa Teresa de Jesus, Virgem e Doutora da Igreja (Memória)

Rm 4,1-8: Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça.

Sl 31,1-2. 5. 11 (R. Cf. 7): R. Vós sois para mim proteção e refúgio, eu canto bem alto a vossa salvação.

Lc 12,1-7: Os cabelos de vossa cabeça estão todos contados.

Naquele tempo: Milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: 'Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de escondido, que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados. Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei. Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.

Comentário

A idéia profunda do evangelho é o chamado ao discípulo de Jesus para discernir o fermento que produz efeitos em sua vida. Além de se dirigir aos discípulos, Jesus o faz às pessoas que prefigura o futuro discípulado que o seguirá apesar das dificuldades da missão. Os discípulos serão sempre tentados pelo fermento dos fariseus: a hipocrisia e a liderança que mascara o não reconhecimento de Deus como Pai, nem a aceitação do seu Filho. Os seguidores de Jesus são chamados a permear a verdade do fundo do coração até o que eles mostram do lado de fora. Por isso, ele os convida a superar o medo e a vontade de aparecer, focalizando a consciência no projeto de Deus. Deus é amor e cuida de nós, portanto, chamados a ter a referência do seu amor, para nos deixar moldar pela sua palavra e nos libertar da hipocrisia. Que a vida de nossas comunidades tenha a capacidade de superar a hipocrisia a partir de sua disponibilidade para caminhar com e como Jesus.

Santo do Dia

S. Teresa de Ávila

1515-1582 ? doutora da Igreja, fundadora e mística ? \"Teresa?
quer dizer \"natural de Terásia?, ilha do mar Egeu

Aos 20 anos, S. Teresa de Ávila entrou para o convento carmelita da Encarnação em Ávila, Castela. Mais tarde, encorajada por S. Pedro de Alcântara, fundou o Convento de S. José, em Ávila (1562), a primeira casa das carmelitas reformadas ou \"descalças?, que seguiam uma regra mais rigorosa e menos complacente que a das carmelitas \"calçadas?. Viajando por toda Espanha, fundou mais 20 conventos, que prezavam a disciplina e a oração mental. Afetuosa, franca, alegre e espirituosa, soube unir em si a vida contemplativa e a vida de ação, amando a Deus em tudo e por tudo. Deixou várias obras, entre as quais Vida (autobiografia), Caminho da perfeição; Livro das fundações; O Castelo interior.

Calendário - Serviço Bíblico