Missionários
Claretianos Brasil

home » Evangelho Meditado

Evangelho Meditado

Quinta-feira, 26 de Maio de 2022

Tema: São Filipe Néri, Presbítero (Memória)

At 18,1-8: Paulo passou a morar com eles; trabalhava e discutia na sinagoga.

Sl 97, 1. 2-3ab. 3cd-4 (R. Cf. 2b): R. O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

Jo 16,16-20: Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo.' Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: 'O que significa o que ele nos está dizendo: 'Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo', e: 'Eu vou para junto do Pai'?' Diziam, pois: 'O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer.' Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: 'Estais discutindo entre vós porque eu disse: 'Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis'? Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.

Comentário

O texto dos Atos dos Apóstolos nos oferece informações importantes: Paulo não vivia da missão, mas trabalhava para ganhar seu sustento. Seu ofício era o de fabricante de tendas, como Áquila e Priscila que o hospedavam em sua casa. Paulo alternava o trabalho com a proclamação do Evangelho. Ele começou na sinagoga dos judeus, mas eles estavam relutantes em aceitar que Jesus era o Messias, então decidiu ir para os pagãos. Não existe um projeto específico de evangelização, pois é o Espírito que inspira e acompanha toda ação missionária. A rejeição de alguns abre as portas a quem se deixa transformar pelo Evangelho. Todas as iniciativas de reforma e a mensagem libertadora do Papa Francisco geraram reações diversas: da maior receptividade à maior rejeição. A missão da Igreja no mundo de hoje não é fácil, porque se baseia na denúncia e na autodenúncia das injustiças cometidas. Por que você acha que é tão difícil se abrir para a novidade?

Santo do Dia

S. Filipe Neri

1515-1595 ? fundador ? \"Filipe? quer dizer \"apreciador de cavalos?

Sacerdote florentino, dedicou-se ao trabalho com a juventude marginalizada. É o santo da alegria, da jovialidade, da simplicidade, do despojamento e da confiança absoluta em Deus. Foi o fundador dos \"oratórios?, que mais tarde constituiriam a Congregação do Oratório, dedicada à educação dos jovens. Suas obras, ao contrário das de outros fundadores, formaram-se de maneira espontânea. Queria os \"oratórios? autônomos, livres e independentes, sem outro vínculo a não ser o da caridade; um lugar em que as pessoas se reunissem para rezar, meditar em grupos, cantar, divertir-se... Dizia ele: \"É possível restaurar as instituições com a santidade, e não restaurar a santidade com as instituições. Foi canonizado por Gregório XV, em 1622.

Calendário - Serviço Bíblico