Missionários
Claretianos Brasil

Necrologium Claretianum

Padre Higino Chasco Franco

05/08/1942 (63 anos)

Curitiba, PR, Brasil

Curitiba, PR, Brasil

 

P

adre HIGINO CHASCO FRANCO

(Faleceu no dia 05/08/1942 em Curitiba, com 63 anos.)

 

Exerceu no Brasil, durante os 38 anos que entre nós viveu, uma atividade febril. Por 6 vezes foi eleito para o cargo de Superior Provincial.

Foi professor durante os anos passados em Rio Comprido, Belo Horizonte, Pouso Alegre e Curitiba. Ensinou até, de forma simultânea, Teologia Dogmática, Teologia Moral, Direito Canônico e Exegêse Sagrada. Era natural que lecionando ao mesmo tempo ciências diversas não pudesse sempre tratar as questões com a profundidade que seria de desejar; mas por outra parte, a clareza com que tratava as questões, por ele abordadas, era notória. Em moral tinha um critério muito seguro e em Direito opiniões bem definidas. Dos seus discípulos, três foram elevados à dignidade episcopal. Teve gosto também pela música, cantando e dirigindo o coro durante anos passados em São Paulo. Copiava com capricho o que de melhor achava, podendo assim legar um acervo de 600 páginas em almaço à cartoteca musical de Curitiba.

A revista “Ave Maria” conta-o entre seus diretores. Mas a obra que mais o celebrizou foi a fundação da Adoração Noturna de São Paulo, em 1915, juntamente com o Padre Francisco Peres. O Padre Chasco trouxe, aos pés de Jesus, médicos, advogados, engenheiros, promotores públicos, juízes e ministros do Tribunal de Justiça, enfim, tudo o que havia de mais significativo na alta e culta sociedade paulista.

Orador brilhante, eletrizava o auditório com o seu verbo de fogo. Um do seus mais notáveis sermões, “As três horas da agonia”, hoje é uma jóia de oratória, que com carinho guarda o Arquivo do Estado, em São Paulo. Esses trechos, no dizer de Lellis Vieira, no original aparecem como obra prima de linguagem, sabedoria e arrebatamento cristão.

Numa palavra, possuía um coração fervoroso e uma inteligência cheia de cultura. A sua vida foi a dedicação pelo dever.

Livros do Necrologium Claretianum

Navegue no Necrologium Claretianum

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31