[Jubileu] O Congresso de Espiritualidade atingiu seu ponto médio

Vic, Espanha. 12 de julho de 2024. Como parte do 175º aniversário da fundação da Congregação, um Congresso de Espiritualidade está sendo realizado de 7 a 16 de julho. Este evento reúne membros claretianos de todo o mundo para refletir e atualizar sua espiritualidade missionária.

A inauguração formal ocorreu em 8 de julho com a celebração da Eucaristia no Templo da Casa Mãe em Vic. As palavras de boas-vindas foram proferidas pelo Pe. Juan Martín Askaiturrieta CMF, Superior da Província de Sanctus Paulus, e pelo Pe. Mathew Vattamattam CMF, Superior Geral. Os participantes embarcaram em uma peregrinação aos locais mais importantes da vida de Santo Antônio Maria Claret naquela área, incluindo a igreja de Sant Domenec, a capela de Felip Neri e a igreja de Sant Just, lembrando assim seu legado espiritual e missionário.

O segundo dia focou na exploração da espiritualidade claretiana sob o tema “De onde viemos?” O Pe. Juan Carlos Martos CMF, diretor do CESC, ofereceu uma meditação sobre Claret como um místico. Mais tarde, o Pe. Josep Rovira CMF apresentou uma palestra sobre a espiritualidade claretiana centrada no missionário como um homem de fé e oração. O dia concluiu com uma liturgia mariana e um emocionante concerto de oração pela artista Maite López.

O dia 10 de julho centrou-se em duas conferências importantes. O Pe. Carlos Sánchez Miranda CMF, Prefeito Geral de Espiritualidade e Vida Comunitária, ofereceu uma visão geral histórica de 175 anos de espiritualidade claretiana, destacando o contexto histórico de seu surgimento e sua evolução ao longo do tempo. Enquanto isso, o Pe. Mathew Vattamattam CMF, Superior Geral, apelou para uma espiritualidade missionária integral, enfatizando a importância de uma profunda transformação espiritual. Os participantes também celebraram o 25º aniversário da ordenação do Pe. Henry B. Omonisaye CMF com uma Eucaristia especial.

Finalmente, 11 de julho coincidiu com a festa de São Bento, o santo padroeiro da Europa. De manhã, o Pe. Edgardo Guzmán CMF e Pedro Belderrain CMF apresentaram os resultados de uma pesquisa sobre a saúde espiritual da congregação. Mais tarde, Paulson Veliyannor CMF e Jolanta Kafka RMI lideraram uma reflexão sobre “O que está minando nossa vitalidade?” abordando tópicos como inércia espiritual e mundanismo. À tarde, foram realizados workshops sobre desafios contemporâneos, incluindo tópicos como doenças e vícios, uso do tempo, falta de comunicação e a cultura da indiferença. O dia foi concluído com uma Eucaristia presidida por Mons. Ángel Garrachana CMF.

O Congresso de Espiritualidade da Congregação Claretiana continua sua jornada, com mais cinco dias intensos pela frente para aprofundar ainda mais sua identidade e carisma para enfrentar os desafios atuais com fé renovada.

Compartilhar: