• Home
  • /
  • Prefeitura de Economia

Prefeitura de Economia

A Prefeitura de Economia segue as orientações do Diretório da Congregação e as definições do Capítulo Provincial de 2017. Seu objetivo específico é congregar, animar e articular, em diálogo e comunhão com os membros professos, as atividades missionárias da Província Claretiana do Brasil, para que juntos busquem, por meio da vivência do voto de pobreza, a corresponsabilidade e colaboração com o desenvolvimento e manutenção dos bens perenes do nosso Organismo, que existem em função da vida e da missão da Congregação dos Missionários Claretianos na Igreja. Pelo XXVI Capítulo Geral nos comprometemos a fortalecer na Província e Comunidades Locais, a partir da pobreza evangélica, atitudes de corresponsabilidade e transparência na administração, no uso e na comunicação dos bens.

A administração do nosso patrimônio enquanto instituição religiosa, portanto eclesiástica, conta com o trabalho de profissionais técnicos, mas diz respeito à toda a Congregação: ao apostolado, à espiritualidade, à formação e, inseparavelmente, a todos os seus membros. Por isso, é importante a unidade de todos, mesmo que não tenham papel de governança, para auxiliar a administração provincial naquilo que é próprio de cada indivíduo.

Em um mundo dominado pelas lógicas de mercado, o Evangelho deve ser o critério fundamental para a gestão dos bens nas comunidades religiosas. Reforçamos que sonhamos uma Província […] constituída por comunidades missionárias, eucarísticas, fiéis ao carisma claretiano, que vivem a comunhão de bens com transparência, responsabilidade financeira, simplicidade de vida e em diálogo aberto, testemunhando e anunciando o Evangelho de forma sinodal (V Capítulo Provincial, 2023, n. 24).