• Home
  • /
  • Prefeitura de Pastoral de Juventudes Vocações

Prefeitura de Pastoral de Juventudes Vocações

De acordo com o Diretório da Congregação (n. 170-177), a Pastoral Vocacional é a atividade específica pela qual a comunidade se compromete a suscitar, acolher e acompanhar a quem sente uma inquietude vocacional. É uma pastoral prioritária para a Congregação e para cada claretiano.

A finalidade da Pastoral Vocacional é que o candidato descubra sua vocação na Igreja e, sentindo-se atraído pela Congregação, faça a opção pelo seguimento de Jesus segundo o carisma claretiano. Como atividade específica da Congregação, a Pastoral de Juventudes e Vocações é a equipe responsável pela animação vocacional em toda a Província, promovendo vocações para toda a família claretiana.

Entre suas funções estão as de:

  1. realizar um estudo sério e responsável dos candidatos à vida religiosa, de acordo com sua idade e desenvolvimento, ajudando-os na livre e consciente decisão vocacional;
  2. colaborar com todos os grupos da Família Claretiana, com outros Institutos Religiosos e com as Igrejas Particulares (Dioceses);
  3. promover atividades vocacionais nos diversos âmbitos da Congregação, informando-a sobre as experiências, êxitos e dificuldades encontradas.