A crise ambiental tem sido um dos temas do magistério do Papa Francisco, com duas encíclicas direcionadas a ela: Laudato Sí e Laudato Deum. A Pastoral da Educação do Regional Norte 2 (Amapá e Pará), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), produziu um e-book que apresenta roteiros pedagógicos para o trabalho sobre o tema com estudantes. Na equipe está a pedagoga e pastoralista do Colégio Claretiano de Marabá (PA), Marcilene da Silva Parente (foto).
O e-book foi lançado no dia 28 de agosto, na sede do Regional, e tem o objetivo de possibilitar à comunidade escolar a reflexão sobre a importância da Conferência do Clima de 2025, a COP30, para a Amazônia e o Mundo, como informa o site da CNBB. Para Marcilene, “foi um momento extremamente significativo e importante que me fez refletir cada vez mais sobre o Pacto Educativo Global como compromisso de esperança”. Ela disse estar grata pelo convite que recebeu da coordenadora da Pastoral da Educação do Regional Norte 2, Lady Anne Souza.
A professora explicou que sua participação no e-book foi a de produzir, a partir de pesquisas e desenvolvimento da sequência didática, planos de aula para a educação infantil, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com reflexão, dinâmica e atividades. Marcilene disse que o subsídio pode ajudar as escolas colocando em prática, conforme a sua realidade, “essas ações que diz respeito a todos nós, refletindo atualmente como está o nosso planeta, a nossa Amazônia”.
A pastoralista completou que “a destruição do ambiente humano é um fato muito grave. E já estamos dando pronto esse e-book, para que todos possam lutar por melhores resultados, em vista do bem comum”. Para ela, “muitas vezes pensamos e trabalhamos outras disciplinas e acabamos deixando de lado até mesmo a natureza. Devemos prestar atenção também no mundo natural e ter em conta a natureza de cada ser e as ligações mútuas entre todos, em um sistema ordenando”, enfatizou.
O uso desse material, inclusive pelos colégios claretianos espalhados pelo país, vai ao encontro do magistério da Igreja, como salientou Marcilene. “Assim como disse o Papa Francisco, a Amazônia é um todo plurinacional interligado, um grande bioma partilhado por diversos países, dentre os quais está o Brasil. É importante escutarmos com o coração o grito da terra e das vítimas das catástrofes naturais e das mudanças climáticas, comprometendo-nos pessoalmente e como cristãos a cuidar do mundo que habitamos”, concluiu.
O e-book está organizado em quatro capítulos, com sugestões de trabalhos a serem desenvolvidos com crianças, adolescentes e jovens, podendo também ter seu contexto adaptado para exposições a familiares e nos vários contextos universitários, como informa o site da CNBB. O subsídio é gratuito e pode ser acessado neste link.



por