São Paulo, 8 de dezembro de 2024.
Saudações em Cristo Jesus!
O Governo Provincial esteve reunido entre os dias 2 e 6 de dezembro para avaliar a caminhada da Província em 2024 e programar o próximo ano. Ao longo do ano, tive a alegria de percorrer as comunidades da Província, dialogar com quase todos os missionários, escutar as lideranças das diversas frentes missionárias. Ao chegar ao final do ano, trago o coração agradecido pelas inúmeras partilhas e o agradecimento pelo trabalho que realizam nas diversas partes do Brasil e Moçambique.
Também tivemos momentos de tristeza com a morte dos nossos irmãos Pe. Roque Vicente Beraldi, Pe. João Benito Godoy Carnevalli, Pe. Laurindo Smanhotto, Pe. José Fonzar e Pe. José María Collel Fargas. Fazemos memória agradecida pelo testemunho que estes nossos irmãos nos deram ao longo de suas vidas.
Ao concluir as reuniões intensivas do final do ano, o Governo Provincial tratou das mudanças para o próximo ano, em atitude de discernimento, oração e diálogo, sob a luz do Espírito Santo e em alinhamento com as necessidades da Província, procurando responder ao mais urgente, oportuno e eficaz. Nem todas as comunidades terão mudanças no próximo ano, devido a diversas circunstâncias, sobretudo, pessoais e pastorais. Também pretendemos avançar com o tema da revisão de posições no próximo ano, como foi pedido pelo V Capítulo Provincial (DocCap. n. 33).
Agradeço a cada missionário que aceitou este chamado e confio que o Senhor os guiará em seus novos desafios e responsabilidades, mantendo o ardor missionário. Santo Antônio Maria Claret nos ensina sobre a disponibilidade missionária ao dizer que “tinha convicção da necessidade que o missionário tem de ser enviado para produzir fruto” (Aut. 192). Também temos o exemplo de Nossa Mãe, Maria, que nos ensina com o seu “fiat”, a respondermos com o nosso sim generoso às necessidades da Igreja.
As nomeações, apresentações e transferências, seguindo nas Constituições CMF (nn. 106-107), para o triênio 2025-2027, são as seguintes:
Transfere e nomeia o Revmo. Pe. José Maria García Gil, Superior Local e Vigário Paroquial em Pinhais, para o cargo de Superior Local da comunidade de Araçatuba e o apresenta para o ofício de Vigário Paroquial na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Araçatuba. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Nomeia o Revmo. Pe. Rodney César Mendes, Superior Local e Pároco em Araçatuba, para o cargo de Vice-superior e Ecônomo na mesma comunidade. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Transfere e apresenta o Revmo. Pe. Ajesh Junnel John, Vigário Paroquial na Paróquia Santa Bakhita, em Gilé, para o ofício de Vigário Paroquial na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Araçatuba. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Nomeia o Sr. Ir. Cícero José Teodósio Júnior para o cargo de Ecônomo Local na comunidade de Batatais. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Transfere e nomeia o Revmo. Pe. Fernando Mazula, Vice-superior e Vigário Paroquial em Pouso Alegre, para o cargo de Capelão da Domus Claret e o apresenta para o ofício de Vigário Paroquial na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Batatais. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Apresenta o Revmo. Pe. Ronaldo Mazula, Vice-superior Local e Vice-Reitor em Batatais, para o ofício de Administrador Paroquial na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Batatais. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Transfere o Revmo. Pe. Oswair Chiozini, Superior Local e Vigário Paroquial em Curitiba, para a comunidade de Batatais. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Apresenta o Revmo. Pe. Diêmes Bento de Araújo, Superior Local, Formador e Vigário Paroquial em Contagem, para o ofício de Administrador Paroquial na Paróquia Santo Antônio Maria Claret, em Contagem e o nomeia Ecônomo Local na comunidade de Contagem. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Transfere e nomeia o Revmo. Pe. Márcio Silva Souza, Ecônomo Local no Noviciado em Córdoba, para o cargo de Superior Local da comunidade de Contagem e o apresenta para o ofício de Vigário Paroquial na Paróquia Santo Antônio Maria Claret, em Contagem. Entra em vigor a partir de 1º de fevereiro de 2025.
Transfere e nomeia o Rev. Diác. Júlio César Boiago, futuro presbítero, para o cargo de Vice-superior Local da comunidade de Contagem e o apresenta para o ofício de Vigário Paroquial na Paróquia Santo Antônio Maria Claret, em Contagem. Entra em vigor a partir de 1º de fevereiro de 2025.
Transfere o est. Felipe José Silva dos Santos, estudante em Curitiba, para a comunidade de Contagem. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Nomeia o Revmo. Pe. Jaime Sánchez Bosch, Diretor do Studium Theologicum e Vigário Paroquial, para o cargo de Superior Local em Curitiba. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Transfere e apresenta o Revmo. Pe. Júlio César Melo Miranda, Superior Local e Pároco no Rio de Janeiro, para o ofício de Pároco na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Curitiba. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Apresenta o Revmo. Pe. Michael Ivo da Silva Oliveira, Ecônomo, Formador e Administrador Paroquial em Curitiba, para o ofício de Vigário Paroquial na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Curitiba. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de Curitiba.
Transfere e nomeia o Revmo. Pe. Carlos Antônio Pereira, Ecônomo e Vigário Paroquial em Goiânia, para o cargo de Superior Local da comunidade de Goianésia e o apresenta para o ofício de Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Abadia, em Goianésia. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Nomeia o Revmo. Pe. José Ferreira Pinto, Superior Local e Pároco em Goianésia, para o cargo de Vice-superior Local na mesma comunidade. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Transfere e nomeia o Rev. Diác. Vítor Turiano Meira, futuro presbítero, para o cargo de Ecônomo Local na comunidade de Goianésia e o apresenta para o ofício de Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Abadia, em Goianésia. Entra em vigor a partir de 1º de fevereio de 2025.
Nomeia o Revmo. Pe. João Batista da Costa Coelho, Vice-superior e Vigário Paroquial em Goiânia, para também assumir o cargo de Ecônomo Local na mesma comunidade. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Transfere o Sr. Ir. Joel Gaspar Beltrame para a comunidade de Goiânia. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Transfere e apresenta o Revmo. Pe. Reni Bresolin, Ecônomo Local e Pároco em Batatais, para o ofício de Pároco na Paróquia São José, em Maceió e o nomeia Superior Local da comunidade de Maceió. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Transfere e nomeia o Revmo. Pe. Eliseu Caetano Martinho, Vice-superior, Ecônomo e Vigário Paroquial em Muiane, para o cargo de Formador do Filosofado, em Nampula. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Nomeia o Revmo. Pe. Marcolino Francisco Viyanga, missionário claretiano da Angola destinado pelo Governo Geral a Moçambique, para o cargo de Vice-superior Local e Auxiliar de Formação em Nampula e o apresenta para o ofício de Vigário Paroquial em Santa Rita, em Caramaja. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Nomeia o Revmo. Pe. Janivaldo Alves dos Santos, Superior Local em Muiane, para o cargo de Vice-superior Local e Ecônomo Local na mesma comunidade. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Nomeia o Revmo. Pe. Rony Maniyakkuparayil, Vice-superior em Gilé, para o cargo Superior Local em Muiane. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Destina o Est. Geremias Armando Carlos para a experiência do Ano de Pastoral na comunidade de Muiane. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Nomeia o Revmo. Pe. Biju Joseph, Pároco no Gilé, para o cargo de Vice-superior Local na comunidade do Gilé. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Apresenta o Revmo. Pe. Rafael Lee Seungbok, missionário claretiano da Coreia do Sul destinado pelo Governo Geral a Moçambique, para o ofício de Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Anunciação, em Moneia. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Apresenta o Revmo. Pe. Naijal Thomas, Ecônomo Local e Vigário Paroquial em Moneia, para o ofício de Vigário Paroquial na Paróquia Santa Bakhita, no Gilé. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Destina o noviço Antônio Carlos Veras para a experiência do Ano Pastoral na comunidade do Gilé. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Transfere e nomeia o Revmo. Pe. Antônio Fausto Valença, Pároco em Taguatinga, para o cargo de Superior Local da comunidade de Pinhais e o apresenta para o ofício de Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Pinhais. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Transfere e nomeia o Revmo. Pe. Pedro Walter Rodrigues, Vice-superior Local e Vigário Paroquial em Taguatinga, para o cargo de Vice-superior Local da comunidade de Pouso Alegre e o apresenta para o ofício de Vigário Paroquial na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Transfere e nomeia o Revmo. Pe. Ivanil Alves do Nascimento, Vice-superior e Pároco em Contagem, para o cargo de Superior Local da comunidade do Rio de Janeiro e o apresenta para o ofício de Pároco e Reitor na Paróquia Basílica Imaculado Coração de Maria, no Rio de Janeiro. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Destina o noviço Danilo Dambróz Soprani para a comunidade do Rio de Janeiro. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Nomeia o Revmo. Pe. Sebastiano Nunzio Antônio Franciulli, Superior Local em Santos, para o cargo de Vice-superior e Ecônomo na mesma comunidade. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Nomeia o Revmo. Pe. Almir Roberto Borges, Vice-superior e Ecônomo Local em Santos, para o cargo de Superior Local na mesma comunidade. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Transfere e nomeia o Revmo. Pe. Nilton César Boni, Ecônomo Local e Formador em Contagem, para o cargo de Superior Local em Taguatinga e o apresenta para o ofício de Pároco e Reitor da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Taguatinga. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Transfere e nomeia o Revmo. Pe. Jair Donizet, Vice-Supeior Local e Vigário Paroquial em Araçatuba, para o cargo de Vice-superior Local da comunidade de Taguatinga e o apresenta para o ofício de Vigário Paroquial da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Taguatinga. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Transfere e apresenta o Revmo. Pe. Eduardo Henrique de Souza Rodrigues, Vice-superior Local e Vigário Paroquial em Goianésia, para o ofício de Vigário Paroquial na Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.
Destina o Est. Edivaldo Luis Toagliari, estudante em Curitiba, para a experiência do Ano Pastoral na comunidade de Taguatinga. Entra em vigor a partir de 1º de fevereiro de 2025.
Destina o Sr. Ir. Antônio de Oliveira Santos, Ecônomo em Araçatuba, para o Noviciado em Córdoba, Argentina. Entra em vigor a partir de 1º de fevereiro de 2025.
Peço que se organizem para compor e estar nas novas comunidades até o final de fevereiro, exceto destinos internacionais, que dependem de visto. Aos párocos serão enviadas algumas orientações nos próximos dias a respeito da transição a ser realizada.
Ao anunciar essas nomeações, apresentações e transferências, confio na proteção divina que guiará cada missionário da nossa Província em sua nova jornada. Peço a todos que os apoie em oração e acolha os que foram missionários que acolheram os novos destinos. Os muitos outros missionários que não foram mencionados, permanecem como estão em suas comunidades religiosas e trabalhos pastorais.
Que Deus continue abençoando cada um de vocês que formam dão vida ao carisma claretiano no Brasil e Moçambique e que o Coração de Maria continue inspirando a nossa vocação e missão, para que enraizados em Cristo e audazes na missão, todos saibamos levar a alegria do Evangelho ao estilo de nosso Fundador.
Que o ano de 2025, dentro do contexto do Jubileu da Esperança e dos 130 anos de presença claretiana no Brasil, nos ajude a respondermos ainda mais com audácia missionária e em fidelidade apostólica ao que o Senhor nos confia.
Pe. Eguione Nogueira Ricardo, CMF
Superior Provincial