Mensagem de Natal do Superior Provincial, Pe. Eguione, CMF

MENSAGEM DE NATAL

 

 “Não temais!

Eis que vos anuncio uma grande alegria,

que será para todo o povo:

hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador,

que é o Cristo Senhor”

(Lc 2,10-11).

Caríssimos irmãos!

Chegamos às portas do Natal, tempo de alegria e renovação espiritual. Somos convidados, seguindo os passos dos pastores, a nos aproximar e contemplar o mistério que Deus preparou para nós: hoje nasceu o Salvador!

O relato do Natal nos revela a manifestação divina de forma surpreendente, contrastando com as pretensões imperiais e até mesmo religiosas daquele momento. Deus se encontra na fragilidade de um recém-nascido, mostrando que a grandeza de Sua presença está na simplicidade. O Filho de Deus não nasceu no esplendor do Templo de Jerusalém, mas no silêncio de um estábulo. Naquele lugar, “um recém-nascido, envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”, revelou a grandeza de Deus. O seu trono foi uma manjedoura. E os primeiros a receberem o anúncio do Natal foram os pastores, homens simples, com cheiro de lã, que pernoitavam no campo ao lado do rebanho.

Essa notícia, entretanto, não é apenas para os pastores: é “para todo o povo”, para todos, absolutamente todos. É uma alegria que abraça até mesmo os mais feridos e imperfeitos, pois Deus deseja alcançar cada um de nós, onde quer que estejamos, envolvendo-nos com sua salvação.

O anúncio do anjo infundiu nos pastores uma mensagem de alegria e esperança: nasceu o Salvador! Hoje, na Basílica de São Pedro, abre-se a Porta Santa, marcando o início do Jubileu da Esperança. Nesse espírito, somos chamados, especialmente neste tempo jubilar, a deixar-nos transformar por essa alegria e a ser portadores de esperança em nossos contextos de vida e missão.

Em nossa Província, teremos em 2025 a Rota 130, uma peregrinação que nos permitirá percorrer com fé a história do carisma claretiano nas terras brasileiras. Será um tempo de fazer memória daqueles que nos antecederam no anúncio da Palavra ao estilo de Santo Antônio Maria Claret, atender aos desafios do tempo presente e abraçar o futuro com esperança. Que nossos espaços de apostolado sejam verdadeiros mananciais de esperança para aqueles que buscam a fonte da Vida!

Convido a todos a se prepararem, pessoal e comunitariamente, em comunhão com toda a Igreja, para viver este tempo de graça do Ano Jubilar e dos 130 anos da chegada dos primeiros claretianos ao Brasil. Que nossos espaços de apostolado sejam verdadeiros mananciais de esperança para aqueles que buscam a fonte da Vida!

Votos de um Feliz e Abençoado Natal do Senhor e um Ano Novo repleto de esperança!

 

Pe. Eguione Nogueira Ricardo, CMF
Superior Provincial

São Paulo, 24 de dezembro de 2024.

Compartilhar: