DOM PEDRO CASALDÁLIGA PLA, CMF

Data de Nascimento:

16/02/1928

Falecimento:

Falecimento: 08/08/2020 (92 anos)

Cidade:

Batatais, SP, Brasil

Pedro Casaldáliga nasceu em 16 de fevereiro de 1928, em Balsareny, na província de Barcelona, Espanha. Filho de camponês, estudou em La Gleva e Vic e ingressou na Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria. Foi ordenado presbítero em Montjuïc, Barcelona, ​​em 1952. Exerceu diversos ministérios em Sabadell, Barcelona, ​​Barbastro e Madri. Em 1968, aceitou fundar uma missão claretiana no Brasil, em São Félix do Araguaia (MT).

Consagrado bispo em 1971, foi responsável pela Prelazia de São Félix do Araguaia, um povoado totalmente oprimido por latifundiários, com altíssimo analfabetismo, sem saúde, sem veículos de mídia, entre outras dificuldades. Inicia, então, uma intensa tarefa pela defesa dos mais fracos em um sistema repleto de desigualdades.

Sua primeira carta pastoral, “Uma Igreja da Amazônia em Conflito com o Latifúncio e Marginalização Social”, de 1971, reflete a realidade e o compromisso cristão em nome do Evangelho, pela justiça e paz, e rapidamente se torna um texto programático.

É um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e da Comissão Pastoral Terra (CPT).

Morreu em 8 de agosto de 2020, em Batatais (SP) e está sepultado às margens do Rio Araguaia, no cemitério onde ele mesmo havia enterrado “centenas de trabalhadores e indígenas, às vezes sem nome e quase sempre sem caixão”.