EST. EZEQUIEL DE OLIVEIRA FRANCO, CMF

Data de Nascimento:

10/04/1919

Falecimento:

Falecimento: 10/05/1951 (32 anos)

Cidade:

Curitiba, PR, Brasil.

O Sr. Franco nasceu na cidade de Caconde, na Mogiana Paulista, a 10 de abril de 1919. Com a idade de 12 anos, ingressou no Pré-Postulantado de São Paulo, vocacionado conduzido pelo Pe. Aníbal Coelho, grande missionário que foi no Brasil, falecido em Portugal, sua terra natal.

Aprovado para o Noviciado, partiu para Guarulhos, onde teve como Mestre o Pe. Estevão Negro. No Noviciado, começou a manifestar-se sua debilidade mental na maneira de proceder, um tanto raro por vezes. Contudo, nada de grave transparecia nele, do contrário, não seria admitido à profissão, fato esse que se deu a 2 de fevereiro de 1938, sem dúvida, o último dia de uma grande emoção em sua vida terrena. Nesse mesmo ano, partia para Curitiba e fim de cursar Filosofia.

A doença, entretanto, seguia seu curso fatal e imperceptivelmente ia se acentuando até perfeita comprovação no dia do ano de Lógica. E, assim, a 3 de janeiro de 1939, deixava o Escolasticado de Curitiba, retirando-se para junto de sua família, a fim de contornar a doença. Permaneceu mais de um ano e meio no Estado de São Paulo. Ao saberem, porém, os Superiores Maiores que se encontrava acomodado no Hospício de Juqueri-SP, não permitiram mais que lá continuasse e, com solicitude, internaram-no em Curitiba, no Hospício N. Sra. da Luz, a cargo das Irmãs de São José, onde fomos capelães, quase de contínuo até janeiro de 1950.

Durante o tratamento em hospício, de 12 anos, bem pouco sinais deu de lucidez, não reconhecia nem mesmo seus antigos condiscípulos e superiores.

A doença agravou-se a tal ponto que, no dia 09 de maio de 1951, foi-lhe administrada a Unção dos Enfermos pelo Pe. José Narciso dos Santos e, por essa ocasião, o Sr. Franco beijou várias vezes o crucifixo e repetiu algumas jaculatórias, que lhe foram sugeridas. Não se julgou oportuno dar-lhe a comunhão, visto responder atrapalhadamente a várias perguntas feitas nesse sentido.

Faleceu no dia 10 de maio, mês em que ele, nos anos de Seminário Menor e Noviciado, tantos obséquios ofertou a sua celeste Mãe, o Coração de Maria. Foi enterrado neste dia pela tarde, no Cemitério da Água Verde, ao lado do Pe. Higino Chasco e dos Srs. José Ferreira e Augusto Strapazzon. A encomendação de sua alma foi feita na Igreja da Água Verde, nossa primeira igreja em Curitiba. Aí e ao Campo Santo acompanharam os Senhores Estudantes e vários Padres da Comunidade.

Descanse em paz o bom Estudante Claretiano, que tanto sofreu inconscientemente, neste mundo, verdadeiro vale de lágrimas. Que ele esteja junto à Mãe de Deus no céu.