Queridos irmãos:
Habemus Papam! Com toda a Igreja, elevamos nosso coração em ação de graças ao Senhor pelo dom de nosso novo Santo Padre, o Papa Leão XIV.
Suas primeiras palavras ao mundo, como Sucessor de Pedro, foram uma chamada a construir pontes, trabalhar pela paz e anunciar o Evangelho com coragem e alegria. Estas palavras ressoam profundamente em nosso espírito missionário. Nelas, vislumbramos um pastor disposto a caminhar com o Povo de Deus por caminhos de esperança, inclusive em meio às incertezas de nosso tempo.
O ministério petrino é sempre um mistério de graça e de peso. Temos visto, nas últimas décadas, como os Papas levaram esta responsabilidade com fé, quase sempre em meio à incompreensões e resistências – especialmente, quando se deixam guiar pelo Espírito além dos moldes ideológicos. O Papa é um ser humano, chamado, eleito e sustentado por Deus para ser pontífice, construtor de comunhão, em uma Igreja chamada a caminhar sinodalmente.
Depois da alegria do anúncio, vem a soledade da cruz. Agora, o Papa percorrerá um caminho que, inclusive, seus colaboradores mais próximos talvez não compreendam em sua totalidade, e onde as críticas podem, às vezes, obscurecer a comunhão. É precisamente aqui onde nossa solidariedade como filhos da Igreja se torna ainda mais importante.
Como claretianos, fiéis ao legado de nosso Fundador, não nos deixemos atrapalhar por bandeiras ideológicas, ou interesses particulares. Caminhamos na fidelidade ao Evangelho e em comunhão com o Papa, seja ele quem for, confiando que Deus fala também por meio dos vasos humildes que Ele elege.
Recebemos o Papa Leão XIV com afeto fraterno e abertura missionária. Que nossas orações o consolem e nossa fidelidade o sustenha. Encomendamos seu pontificado ao Coração de Maria, para que o guie com sua ternura materna.
Viva o Papa!
Pe. Mathew Vattamattam, CMF, Superior Geral
Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria
Roma, 9 de maio de 2025
Fonte: https://www.claret.org/es/habemus-papam/
Tradução para o português: Suzana Coutinho
Crédito da imagem: Vatican Media



por