• Home
  • /
  • Destaque Home
  • /
  • CARTA CIRCULAR APÓS A REUNIÃO PROLONGADA DO GOVERNO PROVINCIAL

CARTA CIRCULAR APÓS A REUNIÃO PROLONGADA DO GOVERNO PROVINCIAL

Saudações em Cristo Jesus!

O Governo Provincial se reuniu entre os dias 01 e 05 de dezembro para avaliar a caminhada da Província ao longo de 2025 e planejar o próximo ano. Concluímos o Ano Jubilar celebrando a Esperança como horizonte para a Igreja e recordando, com gratidão, os 130 anos de presença Claretiana no Brasil.

Há alguns temas que o Governo Provincial acompanhou ao longo do ano e que gostaria de partilhar no horizonte da nossa caminhada provincial.

Um caminho de 130 anos a serviço da missão
Neste ano jubilar, diversas iniciativas fortaleceram nossa identidade missionária, com destaque para a Rota 130, que mobilizou comunidades, formandos e leigos. Agradeço profundamente a todos que se dedicaram à realização das atividades, especialmente à Prefeitura de Apostolado pela organização e animação deste importante projeto. A Romaria a Aparecida, em 15 de novembro, coroou esse percurso celebrativo com a participação expressiva das comunidades da Província. E no dia 29 de novembro celebramos, na Igreja do Imaculado Coração de Maria, nossa Casa-Mãe, o encerramento da Rota.

Outra iniciativa em andamento é a pesquisa histórica destinada à publicação de um livro sobre nossa presença missionária no Brasil, conduzida por quatro pesquisadores sob a coordenação da professora Nainôra Maria Barbosa de Freitas. Devido à amplitude da documentação analisada, a publicação, prevista para o primeiro semestre de 2026, está em fase de revisão.

Vocação, ministério e memória agradecida
Graças ao trabalho da Prefeitura de Juventudes e Vocações e de muitos claretianos temos boas perspectivas vocacionais. Para 2026 está previsto o ingresso de nove seminaristas em Contagem. Em Nairóbi, temos 4 noviços. Por outro lado, lamentamos que em Córdoba não haverá noviciado no próximo ano, devido a falta de candidatos.

A Equipe de Formadores está elaborando um novo Plano Provincial de Formação. Este projeto visa adaptar nosso projeto formativo ao novo Plano Geral de Formação (2020) e aos novos desafios que a formação nos apresenta.

O ano também foi marcado por expressiva vitalidade vocacional. Em Córdoba e Nairóbi, Quênia, celebramos profissões religiosas que renovam nossa esperança dos estudantes Antônio Carlos, Bruno Rafael, Danilo Dambroz, Fabrício Gotelip e Benjamin Benvisto Matoloua. Os estudantes Felipe José, Platini Lennon, Geremias Armando, Felipe César e Ergito Xavier emitiram votos perpétuos, e os três primeiros foram ordenados diáconos. Tivemos ainda a alegria da ordenação presbiteral de dois irmãos, Vítor Meira e Júlio César Boiago. Ao mesmo tempo, vivemos com dor e gratidão a partida do Pe. Matias García Gil, cujo testemunho missionário permanece vivo entre nós.

Vida fraterna e caminho espiritual
As nossas Constituições recordam que “procuramos alcançar na comunidade missionária a plenitude pessoal para a qual fomos chamados” (CC 12). Em nossas comunidades, há muitos sinais de fraternidade concreta, visíveis no cuidado com os irmãos idosos e doentes e no acolhimento mútuo nos momentos de fragilidade. A todos que sustentam essa vida fraterna com gestos simples e fiéis, expresso sincera gratidão.

Paróquia: Missão Partilhada e Gestão Responsável
Em nossa Província, assim como em toda a Congregação, mais da metade dos Missionários exerce seu apostolado nas paróquias. Nosso Direito próprio é claro ao afirmar que “os que se dedicam ao trabalho paroquial devem constituir uma equipe integrada e eficiente, na qual todos contribuam para uma ação atualizada. Toda a comunidade deve sentir-se responsável pela missão confiada aos seus membros” (Dir. CMF 134). Em outras palavras: paróquia não é projeto individual, é missão compartilhada, ainda que esteja sob a liderança de um pároco.

Nesse horizonte, é indispensável a existência de um Conselho Pastoral Paroquial que expresse a diversidade de funções e ministérios da comunidade (Dir. CMF 132), bem como de um Projeto Paroquial que integre, de forma orgânica, as linhas de força, as opções pastorais e os destinatários prioritários do Projeto Evangelizador Claretiano.

Reconhecemos que a maior parte de nossas paróquias já conta com Conselhos Pastorais e Administrativos constituídos. Contudo, a existência formal desses organismos não garante, por si só, uma gestão partilhada e corresponsável. Conselhos que não se reúnem, não deliberam ou não acompanham a vida paroquial são estruturas decorativas. Precisamos de conselhos operantes, que respondam a uma Igreja sinodal.

Estruturas que Sustentam a Missão
Em sintonia com a Congregação, o Governo Provincial, por meio da Prefeitura de Apostolado, encontra-se em fase de revisão jurídica dos Estatutos da Procuradoria Missionária e da Proclade. Esse processo visa qualificar a governança, assegurando maior eficiência na gestão de recursos e no desenvolvimento dos projetos da Província.

No mesmo horizonte, a Prefeitura de Apostolado tem promovido, junto aos reitores dos santuários e basílicas sob nossos cuidados, iniciativas que fortalecem o acompanhamento pastoral e espiritual dos fiéis nesses espaços. Como parte desse esforço, foi elaborado um Estatuto específico, atualmente em processo de revisão jurídica e canônica.

Planejamento e vida missionária em 2026
Para 2026, haverá dois momentos significativos de discernimento e avaliação em comunhão com o Governo Geral: a Visita Generalícia, conduzida pelo Ir. Carlos Verga entre junho e setembro, e a Visita Pericial, realizada pelo Pe. Manuel Tamargo no mês de setembro. Para os Superiores locais, no dia 28 de setembro, também em São Paulo, haverá uma reunião ao término da Visita Generalícia.

No mês de abril, de 19 a 24, acontecerá em Córdoba o Encontro de Formadores e Formandos. Também estão previstas duas ordenações presbiterais: Platini, em 14 de março, e Felipe José, em 25 de abril.

Em julho, celebraremos nossa Assembleia Provincial, marcada pela metade do sexênio, ocasião na qual avaliaremos o caminho percorrido nestes três anos e avançaremos no processo de Revisão de Posições, essencial para a vitalidade da missão. A Assembleia acontecerá entre os dias 27 e 31 de julho.

Ainda em julho, entre os dias 8 e 17, acontecerá o Encontro Continental de Espiritualidade, na Cidade do Panamá. A nossa participação está sendo organizada pela Prefeitura de Espiritualidade e Bíblia da nossa Província. E, de 31 de agosto a 5 de setembro, será realizada a V Assembleia Continental de Solidariedade e Missão (SOMI), em San Salvador, El Salvador.

No mês de setembro, de 5 a 7, está programado o Encontro de Irmãos Missionários, em São Paulo.

Em outubro, acontecerá o Encontro SOMI da Província, de 28 a 31, em Santana do Parnaíba, encerrando-se com a Romaria Provincial a Aparecida, no dia 31 de outubro.

Com alegria, anuncio que 2026 será vivido como Ano Cordimariano na Província, em sintonia com a celebração dos 80 anos da Consagração do Brasil ao Imaculado Coração de Maria. Em breve enviaremos orientações e materiais para a animação pastoral e espiritual deste itinerário.

Disponibilidade missionária e composição das comunidades
Após o processo de discernimento realizado pelo Governo Provincial, apresentamos as nomeações, apresentações e transferências para o ano de 2026, conforme as Constituições CMF (nn. 106–107). As mudanças respondem às necessidades da missão e foram acolhidas com espírito de disponibilidade. Agradeço a cada missionário que assumiu novas responsabilidades e destinos. Somos chamados a manter vivo o ardor missionário e a colocar a missão acima das preferências pessoais, recordando Santo Antônio Maria Claret: “o missionário tem de ser enviado para produzir fruto” (Aut. 192).

As nomeações, apresentações e transferências, seguindo nas Constituições CMF (nn. 106-107), são as seguintes:

Nomeia o Revmo. Pe. Fernando Mazula para o cargo de Superior local da Comunidade de Batatais, mantendo o ofício de Vigário Paroquial e Capelão na Clínica Domus Claret. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Nomeia o Revmo. Pe. Oswair Chiozini, para o cargo de Vice-Superior da Comunidade de Batatais, mantendo o ofício de Vigário Paroquial. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Apresenta o Revmo. Pe. Brás Lorenzetti para o ofício de Pároco na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Batatais, mantendo o cargo de Pró-reitor de Extensão e Ação Comunitária no Centro Universitário Claretiano de Batatais. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Apresenta o Revmo. Pe. Ronaldo Mazula para o ofício de Vigário na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Batatais. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Transfere e nomeia o Revmo. Pe. Júlio César Boiago para o cargo de Superior local da Comunidade de Belo Horizonte e o apresenta para o ofício de Vigário Paroquial na Basílica Nossa Senhora de Lourdes. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Nomeia o Revmo. Pe. Ozanilton Batista de Abreu para o cargo de Vice-Superior e Ecônomo da Comunidade de Belo Horizonte, mantendo o ofício de Pároco e Reitor na Basília Nossa Senhora de Lourdes. Entre em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Transfere e nomeia o Revmo. Pe. Vitor Turiano Meira para o cargo de Superior local da Comunidade de Campinas e o apresenta para o ofício de Vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Campinas. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Nomeia o Revmo. Pe. Cícero Severino da Silva para o cargo de Vice-Superior da Comunidade de Campinas, mantendo o ofício de Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Apresenta o Revmo. Pe. Márcio Silva Souza para o ofício de Pároco na Paróquia Santo Antônio Maria Claret, em Contagem, mantendo o cargo de Superior local na Comunidade de Contagem. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Nomeia o Revmo. Pe. Diêmes Bento de Araújo, para o cargo de Vice-Superior, mantendo os cargos de Ecônomo e Formador na Comunidade de Contagem, e o apresenta para o ofício de Vigário paroquial na Paróquia Santo Antônio Maria Claret, em Contagem. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Transfere o Diác. Platini Lennon Correia Santos para a Comunidade de Contagem como Auxiliar de Formação e futuramente Vigário Paroquial na Paróquia Santo Antônio Maria Claret, em Contagem. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Nomeia o Revmo. Pe. Júlio César Melo Miranda para o cargo de Vice-Superior da Comunidade de Curitiba, mantendo o ofício de Pároco na Paróquia Imaculado Coração de Maria. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Transfere os estudantes Edivaldo Luis Toagliari e Antônio Carlos da Silva Veras, atualmente no Ano de Pastoral, para a Comunidade de Curitiba. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Transfere os noviços Maicon Antônio Pessoa e Matheus Rodrigues de França para a Comunidade de Curitiba. Entra em vigor a partir de 06 de janeiro de 2026.

Transfere e nomeia o Revmo. Pe. Antônio Carlos Ribeiro Costa para o cargo de Ecônomo da Comunidade de Goianésia e o apresenta para o ofício Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Abadia, em Goianésia. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Nomeia o Revmo. Pe. Ricardo Alexandre Alves Albuquerque para o cargo de Ecônomo da Comunidade de Maceió, mantendo o cargo de Superior local na mesma comunidade e o ofício de Pároco na Paróquia São José, em Maceió. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Transfere e nomeia o Sr. Ir. José Maria Sala Coll, para o cargo de Vice-Superior da Comunidade de Maceió e trabalhos pastorais na Paróquia São José do Trapiche. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Nomeia o Revmo. Pe. Sam Kochumuttam para o cargo de Vice-Superior da Comunidade de Nampula, mantendo o ofício de Vigário Paroquial na Paróquia Santa Rita de Caramaja. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Nomeia o Revmo. Pe. Marcolino Francisco Viyanga para o cargo de Ecônomo da Comunidade de Nampula, mantendo o serviço de Auxiliar de Formação.

Nomeia o Revmo. Pe. Janivaldo Alves dos Santos para o cargo de Superior local da Comunidade de Muiane, mantendo o cargo de Ecônomo ofício de Pároco da Paróquia São Pedro Claver em Muiane.

Nomeia o Revmo. Pe. Rony Maniyakkuparayil para a função de Coordenador da Missão Claretiana de Moçambique e para o cargo de Vice-Superior da Comunidade de Muiane, mantendo o ofício de Pároco na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Alto Ligonha.

Nomeia o Revmo Pe. Naijal Thomas para a função de Ecônomo da Missão Claretiana de Moçambique, mantendo o ofício de Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Anunciação, em Moneia.

Nomeia o Revmo. Pe. Eliseu Caetano Martinho para a função de Secretário da Missão Claretiana de Moçambique, mantendo o serviço de Formador em Nampula.

Nomeia o Revmo. Pe. Rafael Seungbok Lee para o cargo de Vice-Superior e Vigário Paroquial na Paróquia Santa Josefina Bakhita, em Gilé.

Transfere o Est. Rafael Zanetti de Freitas para o Ano de Pastoral na Comunidade do Gilé, em Moçambique. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Nomeia o Revmo. Pe. Reni Bresolin para o cargo de Ecônomo na Comunidade de Santos e o apresenta para o ofício de Vigário Paroquial na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Santos. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Nomeia o Revmo. Pe. Sidney Teixeira da Silva para o cargo de Ecônomo na Comunidade de Ribeirão Preto, mantendo o ofício de Vigário Paroquial no Santuário Nossa Senhora do Rosário, em Ribeirão Preto. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Nomeia o Revmo. Pe. Manoel Müller para o cargo de Vice-Superior na Comunidade de Ribeirão Preto, mantendo o ofício de Vigário Paroquial no Santuário Nossa Senhora do Rosário, em Ribeirão Preto. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Transfere e nomeia o Revmo. Pe. Alcimar Lima Silva para o cargo de Superior Local na Comunidade de Ribeirão Preto e o apresenta para o ofício de Pároco e Reitor no Santuário Nossa Senhora do Rosário, em Ribeirão Preto. Entra em vigor a partir de 01 de janeiro de 2026.

Peço que se organizem para compor e estar nas novas comunidades até o final de fevereiro, exceto destinos internacionais, que dependem de visto e quem tem previsto ordenação.

Ao anunciar essas nomeações, apresentações e transferências, confio na proteção divina que guiará cada missionário da nossa Província em sua nova jornada. Peço a todos que os apoie em oração e acolha os que foram missionários que acolheram os novos destinos.

No Imaculado Coração de Maria,

Pe. Eguione Nogueira Ricardo, CMF
Superior Provincial

São Paulo, 13 de dezembro de 2025.

Compartilhar: