BREVE HISTÓRICO DA PARÓQUIA SÃO PEDRO E SÃO PAULO
A atual Paróquia de São Pedro e São Paulo, de Rio Claro, iniciou-se como uma pequena capela no bairro Jardim Inoccop, zona sul da cidade, em 16 de novembro de 1979, com compra de um terreno de 2.000m2, na Rua 1, n° 392.
Nesta época, o Bispo era Dom Aniger e o pároco Padre Maurício, este pertencendo à Congregação dos Orionitas, que cuidada da Matriz do Bom Jesus. A compra do terreno foi realizada com a doação de sua metade pelo proprietário, Antonio Gimines, e o saldo dividido em 03 parcelas, que foram pagas pela própria comunidade. A capela pertencia à Paróquia do Bom Jesus, assim como todas as demais dessa área de Rio Claro, até ser dividida com a então Capela Espírito Santo, que tornou-se paróquia. Assim, a Capela São Pedro e São Paulo passou a pertencer à Paróquia Divino Espírito Santo, que ficou sob a responsabilidade de dois jovens padres diocesanos, André Brandão e Marcelo Bellato, até ser acordado entre o bispo Dom Eduardo Koaik a troca das paróquias, indo, então, o Pe. Marcelo Bellato a cuidar da paroquia de São José Operário, no bairro São Miguel, zona norte, e vindo, para São Pedro e São Paulo, a comunidade dos missionários claretianos, tendo com administrador paroquial Pe. Jocelir Leo Viziolli, que cuidou da paróquia e capelas por quase 12 anos, vindo a sair da Igreja Católica e, no seu lugar, Pe. Florentino José de Sousa e o vigário Pe, Alcimar Lima Silva, com a missão de reestruturar novamente as capelas, para que houvesse a ereção da futura paróquia São Pedro e São Paulo.
Assim, aos 03 dias do mês de julho do ano de 2016, durante a Celebração Eucarística, presidida pelo vigário geral, Monsenhor Ronaldo Rogério dos Santos, realizou-se a cerimônia de instalação da nova Paróquia São Pedro e São Paulo.
No final de 2017, Pe. Florentino foi transferido para Goiânia, e o Pe Jorge Pinheiro, até então vigário, foi nomeado pároco, tendo como vigário o Pe João Carlos Santin.



por