• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Diêmes Bento de Araújo, CMF é ordenado Presbítero em Goiânia/GO

Diêmes Bento de Araújo, CMF é ordenado Presbítero em Goiânia/GO

Na tarde de sábado, 29 de janeiro, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Goiânia, aconteceu a ordenação presbiteral do Missionário Claretiano, Pe. Diêmes Araújo. A igreja matriz, no centro da capital goiana, ficou repleta de fiéis, paroquianos e visitantes, amigos do ordenado vindos das mais diversas partes do Brasil de onde o eleito viveu durante o período formativo, além de significativa presença de religiosos e religiosas de várias congregações. Todo o povo de Deus estive reunido para participar da missa com o rito de ordenação presbiteral do até então diácono. A celebração eucarística foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Levi Bonatto e concelebrada por diversos sacerdotes Claretianos vindos das mais diversas partes do país, diáconos e o Pe. Diêmerson, irmão do ordenado, pertencentes a Arquidiocese de Goiânia.O candidato ao presbitério foi apresentado ao epíscopo pelo Superior Provincial dos Missionários Claretianos do Brasil, Pe. Marcos Loro, que deu testemunho de sua idoneidade para assumir o sacerdócio. Dom Levi iniciou sua homilia destacando que em todas as obras o amor deve prevalecer como assim o fez o Bom Pastor: “A humanidade precisa aprender, acima de todas as coisas, que se não tiver amor, para Deus não vale. Seja no trabalho, nas coisas do dia a dia, tudo deve ser feito com amor, se não acaba caindo no vazio. E quando estamos no amor o coração de Deus se enche de alegria”, pontuou o bispo, ressaltando ainda o papel e a missão do sacerdócio em assistir o povo de Deus através dos sacramentos.

Seguindo o rito, após a homilia, o até então diácono fez o diálogo de compromisso e se prostrou diante do altar, durante a ladainha de todos os santos. O candidato foi ordenado presbítero com a imposição das mãos do bispo sobre sua cabeça e a oração consecratória. Em seguida, foi revestido com os paramentos sacerdotais com auxílio de seu padrinho, Pe. Heitor de Menezes, CMF e do seu irmão de sangue Pe. Diêmerson. Padre Diêmes teve as mãos ungidas com o óleo do Crisma e enlaçadas pelo bispo, posteriormente desenlaçadas pela mãe do neo-sacerdote, Sra Eunice Araújo, que recebeu a primeira imposição de mãos junto com o pai, Sr. Geraldo. Na sequencia Padre Diêmes apresentou suas mãos ungidas ao povo de Deus que o aclamou com salva de palmas. Após a entrega do pão e do vinho, o neo-sacerdote juntou-se ao presbitério para a continuação da celebração.

Ao final da missa, houve o momento de agradecimento cheio de emoção do novo padre, que listou nominalmente todos aqueles que passaram por sua vida no seu caminho vocacional. Com voz embargada agradeceu sua família, sobretudo a mãe, Eunice, que embora passando por momento de convalescência torna-se um pilar de fé e otimismo. A cerimônia foi concluída com a bênção final dada pelo Bispo ordenante.

 

PRIMEIRA MISSA

Na manhã do domingo 30, o Quarto Domingo do Tempo Comum na Liturgia deste ano trouxe o Evangelho segundo S. Lucas, que refletia o “caminho do profeta”, apresentando Jesus, desprezado pelos habitantes de Nazaré . O episódio anuncia a rejeição de Jesus pelos judeus e o anúncio da Boa Nova a todos os que estiverem dispostos a acolhê-la. A liturgia bastante adequada para a celebração da primeira missa do neo-sacerdote, Pe. Diêmes, que aconteceu na mesma igreja acima citada, que ficou repleta de amigos, familiares e claretianos que compareceram para prestigiar a celebração.

Coube a o Pe. Heitor de Menezes, padrinho do ordenando e Pároco da Paróquia do Rosario, em Campinas, fazer a homilia em que destacou a fé como fruto do amor que faz vencer todo desafio da missão. Convidou o ordenando a “Olhar sempre nos olhos do Crucificado, que chama e envia a viver a missão firmada nos pilares da nossa espiritualidade Claretiana: Palavra, Eucaristia, Maria e a Missão.  Somente assim Se sua amizade com o Senhor for vivida todos os dias, o Ministério Presbiteral sempre será para você uma grande novidade”, finalizou o pregador. No final da celebração o Prefeito Provincial de Formação, Pe. Antônio Carlos Ferreira, CMF, saudou o neo-sacerdote relembrando os sonhos e o desejo do fundador Santo Antônio Maria Claret com a Congregação e a felicidade de mais um sacerdote na Província Claretiana do Brasil.

Compartilhar: