[Formação] A FRÁGUA CLARETIANA: TEMPO DE RENOVAÇÃO

Desde o último dia 04 de abril acontece, na Espanha, a 26ª edição da Frágua Claretiana em espanhol, um encontro que se propõe ser um instrumento de renovação humana e claretiana para os Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria que dela participam. Neste ano ela está sendo realizada na Casa Claretiana Los Negrales, na cidade de Alpedetre, distante aproxidamente 45 km de Madrid.

A Frágua, como é mais conhecida, acontece desde 1993. Os organizadores desta edição são os Missionários Claretianos Pe. Juan Carlos Martos Paredes, Pe. Rodolfo Morales e Pe. Félix Ketogo. É um evento do Governo Geral, através do Centro de Espiritualidade Claretiana (CESC), realizado de tempos em tempos, na Espanha, na Província de Santiago. Os participantes deste ano são de distintos países: 03 do Brasil, 02 do México, 01 do Peru, 01 da Colômbia, 01 do Panamá, 01 de El Salvador, 01 de República Dominicana, 01 da Espanha e 01 da Polônia, totalizando 12 pessoas.

De acordo com o Pe. Juan Carlos “o objetivo da Frágua é, ao longo de 80 dias de convivência e compartilhando sonhos, os participantes abram seus corações para serem transformados por Deus. A inspiração é que o fogo do amor divino renove-os, moldando-os segundo a visão missionária e que possam retornar aos seus lugares de origem com um compromisso renovado para a missão”.

O encontro da Frágua Claretiana em espanhol acontece em diversos momentos. Há uma etapa introdutória (04 a 07 de abril), Quid Prodest, de 08 a 24 de abril, Patris Mei, de 25 de abril a 09 de maio. Na sequência os Exercícios Espirituais, de 10 a 18 de maio. De 20 a 31 de maio Cáritas Christi, seguido de Spiritus Domini, de 11 a 19 de junho e a Conclusão, nos dias 20 a 22 de junho, quando termina esta edição da Frágua. Ainda será realizada uma peregrinação aos lugares claretianos, de 01 a 10 de junho. São oportunidades de aprofundamento pessoal e comunitário de aspectos humanos e da espiritualidade claretiana, a partir de Santo Antônio Maria Claret, fundador dos Missionários Claretianos.

Do Brasil diversos Missionários já realizaram a Frágua. Neste ano de 2024 participam Pe. Roberto Goronski Kusy, Ir. Antônio de Oliveira Santos Filho e o Pe. Maurício da Silva Ribeiro. Viajamos para a Espanha no dia 02 de abril, num voo que saiu de São Paulo às 18h, fez conexão em Barcelona e chegamos em Madrid, por volta das 14h. Fomos muito bem recebidos pelo Pe. Juan Carlos, que nos levou para a casa de encontro. Estão animados e aproveitando ao máximo esta oportunidade que a Província Claretiana do Brasil nos concede. Nestes dias encerramos a etapa de Patris Mei e logo vamos iniciar os Exercícios Espirituais dentro da Frágua, de 10 a 18 de maio, em Buenafuente del Sistal, um monastério do século XII.

Ao mesmo tempo que realizamos os dias da Frágua não nos esquecemos de rezar pelos demais Missionários Claretianos do Brasil e os lugares e pessoas onde trabalhamos: Clevelândia-PR, Araçatuba-SP e Seringueiras-RO. Pedimos também orações para o bom êxito deste momento especial em nossas vidas. Sempre contanto com a intercessão do Imaculado Coração de Maria, de Santo Antônio Maria Claret e dos mártires da Família Claretiana.

Pe. Roberto Goronsky, cmf

Ir. Antônio Filho, cmf

Pe. Maurício Ribeiro, cmf

Compartilhar: