• Home
  • /
  • Apostolado
  • /
  • Academia de São Miguel: diálogo com a cultura, a ciência e a comunicação

Academia de São Miguel: diálogo com a cultura, a ciência e a comunicação

A Academia visa trabalhar com pessoas ligadas à Igreja Católica e ao mundo cultural, científico e acadêmico, produzindo reflexões, estudos, eventos e publicações.

A Academia foi pensada por Claret, no século XIX, tendo São Miguel como padroeiro, um modelo para os católicos intelectuais que deveriam, com suas habilidades de reflexão, comunicação e estudos, ajudar as pessoas na vivência dos valores do Evangelho.

A Academia é um espaço para dialogar com o mundo científico, acadêmico e cultural, sobre valores como a solidariedade, os direitos humanos, a responsabilidade política, a valorização da cultura,os projetos de melhoria da qualidade de vida das pessoas, o uso responsável e criativo das mídias, a educação integral da pessoa humana, o cuidado com a criação etc.

Nesse sentido, como serviço também à Igreja no Brasil, a Academia se insere como Pastoral da Cultura, no sentido de que é espaço de diálogo eclesial especializado com as diversas expressões da cultura atual, fomentando a produção de projetos culturais adequados à realidade da Igreja e da sociedade local e consolidando o espaço acadêmico para reflexão e pesquisa sobre o diálogo entre fé e cultura. Apresenta-se também como um fórum para o diálogo permanentemente sobre as demandas da cultura, da vida acadêmica, do meio intelectual e da Igreja.

Compartilhar: