• Home
  • /
  • Destaque Home
  • /
  • Campanha Missionária 2024: “Tive sede e me deste de beber”.

Campanha Missionária 2024: “Tive sede e me deste de beber”.

A água é uma necessidade humana básica, essencial para beber e para apoiar o saneamento e a higiene, sustentando a vida e a saúde. O acesso à água e ao saneamento são direitos humanos. Os Missionários Claretianos, movidos por essa necessidade, realizam, através da Fondazione Proclade Internazionale, uma campanha solidária para favorecer projetos sociais, principalmente os que visam fornecer água potável em diferentes lugares do mundo.

A ONU estima que, atualmente, cerca de 40% da população mundial não tem acesso seguro à água potável, o que equivale a cerca de 2,1 bilhões de pessoas – quase dez vezes a população do Brasil – sem acesso a água segura e de qualidade no mundo. No Brasil, cerca de 16% das pessoas não têm acesso à água tratada e 47% não têm acesso à rede de esgoto. São 35 milhões de brasileiros sem recursos hídricos seguros, e 100 milhões precisando recorrer a medidas alternativas para lidar com os dejetos.

Ao apoiar essa causa, a Fondazione Proclade e os Missionários Claretianos desejam endossar as implicações da decisão das Nações Unidas em 2010 de incluir o direito de acesso à água potável e saneamento entre os direitos humanos básicos. Já pensou em não ter acesso à água limpa e a banheiros seguros para realizar essas tarefas? Como se proteger? Os serviços de saneamento são essenciais para a promoção da saúde em uma sociedade.

“Tive sede e não me destes de beber”. Ver o Senhor com sede e dar-lhe de beber significa lutar para que o acesso à água potável e segura seja reconhecido como um direito humano essencial, fundamental e universal, condição para o exercício dos outros direitos humanos.

Jesus continua nos dizendo: “Tenho sede” quando os pobres não têm acesso à água potável, isso é negar ao Senhor água para beber. Em 2023, uma em cada três pessoas não tinha acesso a água potável e mil crianças morriam todos os dias de doenças diarreicas relacionadas à falta de higiene. Toda vez que contribuímos para prover água limpa e saneamento às populações mais pobres, Jesus nos diz: “Tive sede e me destes de beber”.

Água potável e saneamento básico não são apenas problemas políticos e sociais. É um problema de fraternidade. São nossos irmãos que passam sede, que adoecem por falta de água tratada e segura. São nossos irmãos, ou melhor, é o próprio Jesus que continua nos pedindo: “dá-me de beber”; “tenho sede”. Você dará a Jesus água?

Compartilhar: