Dois novos missionários fazem sua profissão perpétua

No sábado, primeiro de fevereiro de 2025, os missionários claretianos Felipe José Silva dos Santos (à direita na foto) e Platini Lennon Correia Santos (à esquerda na foto) fazem sua profissão perpétua junto à Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria. A celebração será realizada na Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, em Belo Horizonte, com a presença do Superior Provincial Pe. Eguione Nogueira Ricardo CMF. Também participam familiares, amigos, outros missionários, estudantes e membros da família claretiana.

Às 16h, será promovida a recitação do terço e, às 16h45, será celebrada a missa na qual os jovens farão sua profissão. Para preparar bem este momento, os estudantes realizaram um retiro e foram acompanhados pelo Prefeito de Formação, Pe. Marcos Aurélio Loro CMF. “Tivemos alguns encontros online, partilhando sobre a espiritualidade, tópicos das constituições sobre o carisma claretiano e o significado de pertencer perpetuamente à comunidade e a missão que iremos abraçar, que é a missão universal”, contou Felipe José.

Ainda sobre a preparação remota, Platini explicou que os encontros com o Prefeito de Formação “foram muito importantes para mim, pois me ajudaram a refletir mais profundamente sobre os conselhos evangélicos e a vida comunitária. Foi um tempo de amadurecimento, discernimento e preparação espiritual, que me fortaleceu ainda mais para dar este passo com confiança”.

A profissão perpétua marca o encerramento de uma fase de formação e o início de outra na caminhada vocacional, como explica Felipe José. Para ele, esse momento significa “o ápice do ser religioso que, no nosso caso é ser claretiano. Quando o Superior Provincial tomar os nossos votos por perpétuo, vai significar um sim por inteiro, um sim dado para o projeto de Deus na nossa vida e uma resposta nossa na caminhada da Igreja”. Para Platini, a profissão perpétua marca a sua incorporação definitiva à Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria. “É uma confirmação do meu chamado e uma oportunidade de me dedicar de forma mais plena à vida do nosso instituto”, salientou.

Felipe José passa a integrar a Comunidade Claretiana de Contagem, MG, e Platini continua na Comunidade Claretiana de Belo Horizonte, MG.

Compartilhar: