Prefeitura de Espiritualidade e Bíblia

 

Com Claret sonhamos uma Congregação que, a exemplo de Maria, guarda a Palavra de Deus

no seu coração, cumprindo-a e anunciando-a.

 

No Documento final do XXVI Capítulo Geral da Congregação, conhecido como “Querida Congregação” (QC), em seus n. 51-55, são expressos os compromissos com a Palavra:

  1. dedicar diariamente um tempo para acolher a Palavra no coração, no ritmo do Ano Litúrgico, e a anunciá-la com unção em nossos serviços pastorais;
  2. favorecer e realizar, como ouvintes e servidores da Palavra, iniciativas eclesiais como o Domingo da Palavra de Deus e a semana e o mês da Bíblia. Praticaremos a lectio divina pessoal, comunitariamente e com o Povo de Deus;
  3. levar muito a sério a preparação e a realização das homilias, segundo as orientações da exortação Evangelii gaudium (cf. EG 135-159).

 

A Província assume como objetivo tornar nossas paróquias referências no serviço da Palavra, na espiritualidade cordimariana, em espírito sinodal, com jovens atuantes, com uma cultura vocacional audaciosa em constante estado de missão nas periferias geográficas e existenciais. Para isso, se compromete a proporcionar formação bíblica, leitura orante pessoal e comunitária da Palavra de Deus, dando especial atenção à formação dos leigos.

 

A Animação Bíblica Claretiana no Brasil (ABICLAB) é responsável por contribuir com a formação bíblica, por meio de cursos e publicações.

 

Desejamos ser uma Província enraizada em Cristo, forjada no Coração de Maria, a estilo de Santo Antônio Maria Claret, alinhada a uma formação integral e personalizada à luz das diretrizes atuais da Igreja e da Congregação, na qual a espiritualidade é o fundamento para a vida comunitária.

 

Para isso, nos comprometemos a alimentar a espiritualidade por meio da Eucaristia, da assídua meditação da Palavra, dos escritos espirituais claretianos e outros, do Magistério da Igreja, do retiro mensal da comunidade e do zelo na preparação das homilias.

Compartilhar:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR!