• Home
  • /
  • História da Província

História da Província

Em 16 de julho de 1849, ocorreu a fundação da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, por Claret e cinco sacerdotes, em Vic, Espanha, com o objetivo de anunciar o Evangelho por todos os meios possíveis, levar a salvação a toda a humanidade e buscar a santificação de seus membros.

Em 18 de novembro de 1895, chegaram dez Missionários Claretianos que se instalaram em São Paulo, para evangelizar por meio das “missões populares” e a formação do clero e do povo. Já nos primeiros anos, assumiram várias outras atividades (paróquias, educação, atendimento a doentes, meios de comunicação como a revista Ave Maria etc.).

Em 19 de agosto de 1904, houve a criação da Quase-Província Argentina-Brasil, composta pelas várias fundações missionárias nesses dois países. No Brasil, já tinham sido fundadas as comunidades de São Paulo, Campinas, Pouso Alegre; após essa data, foram fundadas casas em Curitiba e Porto Alegre.

Em 16 de maio de 1908, ocorreu a criação da Quase-Província do Brasil e a fundação de novas casas em Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Santos, Ribeirão Preto e Guarulhos, bem como a criação da Prelazia de Alto Tocantins, Batatais, Rio Claro e Goiânia.

Em 24 de abril de 1954, com o crescimento das atividades e a fundação de novas comunidades, foram criadas a Província Meridional do Brasil, com sede em São Paulo, e a Vice-Província do Brasil, com sede no Rio de Janeiro e, depois, Belo Horizonte. Foram fundadas novas frentes missionárias em Goianésia, Taguatinga, Londrina, Clevelândia, Contagem e Pinhais. A Província Espanhola de Aragão assumiu São Félix do Araguaia; a Província de Catalunha transferiu seu grupo missionário do Amazonas para Rondônia; a Província Meridional fundou, em 1977, a missão de Paranatinga e, em 2006, a missão de Moçambique.

Entre os dias 17 e 23 de julho de 2023, foi realizado o V Capítulo da Província Claretiana do Brasil, no Centro de Espiritualidade Santa Marcelina, em Santana de Parnaíba, SP. Mais de 50 missionários claretianos capitulares celebraram, com memória agradecida, os frutos colhidos ao longo do caminho e sonharam juntos a Província que queremos em 2029. O V Capítulo foi presidido pelo Superior Geral, Pe. Mathew Vattamattam, CMF e teve como facilitador o Pe. José Cristo Rey García Paredes, CMF. Foi eleito o novo Governo Provincial, tendo o Pe. Eguione Nogueira Ricardo, CMF como Provincial, e aprovado o projeto para o sexênio (2023 – 2029), sendo eleitos três processos de transformação: “Congregação em Saída”, “Comunidades de Testemunhas e Mensageiros” e “Adoradores de Deus no Espírito”.