[Formação] Instituto Claretiano promove curso para a vida consagrada

O Instituto Teológico de Vida Consagrada da América (ITVCA), que pertence aos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos), organiza o Curso de Introdução à Experiência Teológica da Vida Consagrada Sinodal. “Ele é destinado à formação permanente do(a)s consagrado(a)s e leigo(a)s que vivem a missão partilhada na Igreja que peregrina em nossa América”, explica o diretor do ITVC e missionário claretiano, Pe. Marcos Aurélio Loro. Trata-se de dois anos de reflexão teológica interdisciplinar a serviço da formação pastoral e integral do(a)s Consagrado(a)s e de outros discípulos-missionários.

 

Denominado “Biênio”, o curso tem como objetivo contribuir para a qualificação da vida consagrada na América, em comunhão com outras formas de vida cristã, por meio de uma formação teológico-pastoral interdisciplinar e contextual, na modalidade virtual. O diretor ressalta que o “Biênio” conta com o apoio da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e do Claretiano Rede de Educação, para ser realizado no país. Ele também é oferecido, de outra maneira, para os países de língua espanhola, no continente.

 

Pe. Marcos Loro informa que os destinatários do curso são os membros de congregações e ordens religiosas, leigos de institutos seculares, mulheres da ordem das virgens, monjas e monges da vida contemplativa, as instituições de novas formas de vida consagrada e sacerdotes seculares e leigos que partilham a vida, espiritualidade e carisma com a vida consagrada.

 

O curso será realizado nos dias 23 a 26 de julho de 2024, em São Paulo. “Nesses dias, contaremos com a presença do Pe. José Cristo Rey García Paredes, CMF, que ministrará o curso ‘O encanto de uma Aliança e de três Conselhos. Teologia da Vida Consagrada no século XXI’”, contou Pe. Marcos Loro. Ele ainda disse que o curso será nas modalidades presencial e on-line. “No mês de setembro, teremos o segundo curso, ‘Formas de abordagem dos textos bíblicos’ e, em novembro, o terceiro, ‘Maria Madalena, lágrimas e anúncio no discipulado’”, informou.

 

A inscrição para o curso será feita pelo site do Claretiano Rede de Educação, no portal https://www.redeclaretiano.edu.br, clicando em “Educação à distância” e, depois, em “Extensões universitárias”. Lá estão os módulos do curso, com seus respectivos títulos. Pode ser feito o acesso direto, no endereço extensao.claretiano.edu.br. Se encontrar dificuldades para fazer a inscrição, favor ligar para o telefone WhatsApp (16) 3660-1752.

Compartilhar: