Vic, Espanha. 12 de julho de 2024. Como parte do 175º aniversário da fundação da Congregação, um Congresso de Espiritualidade está sendo realizado de 7 a 16 de julho. Este evento reúne membros claretianos de todo o mundo para refletir e atualizar sua espiritualidade missionária.
A inauguração formal ocorreu em 8 de julho com a celebração da Eucaristia no Templo da Casa Mãe em Vic. As palavras de boas-vindas foram proferidas pelo Pe. Juan Martín Askaiturrieta CMF, Superior da Província de Sanctus Paulus, e pelo Pe. Mathew Vattamattam CMF, Superior Geral. Os participantes embarcaram em uma peregrinação aos locais mais importantes da vida de Santo Antônio Maria Claret naquela área, incluindo a igreja de Sant Domenec, a capela de Felip Neri e a igreja de Sant Just, lembrando assim seu legado espiritual e missionário.
O segundo dia focou na exploração da espiritualidade claretiana sob o tema “De onde viemos?” O Pe. Juan Carlos Martos CMF, diretor do CESC, ofereceu uma meditação sobre Claret como um místico. Mais tarde, o Pe. Josep Rovira CMF apresentou uma palestra sobre a espiritualidade claretiana centrada no missionário como um homem de fé e oração. O dia concluiu com uma liturgia mariana e um emocionante concerto de oração pela artista Maite López.
O dia 10 de julho centrou-se em duas conferências importantes. O Pe. Carlos Sánchez Miranda CMF, Prefeito Geral de Espiritualidade e Vida Comunitária, ofereceu uma visão geral histórica de 175 anos de espiritualidade claretiana, destacando o contexto histórico de seu surgimento e sua evolução ao longo do tempo. Enquanto isso, o Pe. Mathew Vattamattam CMF, Superior Geral, apelou para uma espiritualidade missionária integral, enfatizando a importância de uma profunda transformação espiritual. Os participantes também celebraram o 25º aniversário da ordenação do Pe. Henry B. Omonisaye CMF com uma Eucaristia especial.
Finalmente, 11 de julho coincidiu com a festa de São Bento, o santo padroeiro da Europa. De manhã, o Pe. Edgardo Guzmán CMF e Pedro Belderrain CMF apresentaram os resultados de uma pesquisa sobre a saúde espiritual da congregação. Mais tarde, Paulson Veliyannor CMF e Jolanta Kafka RMI lideraram uma reflexão sobre “O que está minando nossa vitalidade?” abordando tópicos como inércia espiritual e mundanismo. À tarde, foram realizados workshops sobre desafios contemporâneos, incluindo tópicos como doenças e vícios, uso do tempo, falta de comunicação e a cultura da indiferença. O dia foi concluído com uma Eucaristia presidida por Mons. Ángel Garrachana CMF.
O Congresso de Espiritualidade da Congregação Claretiana continua sua jornada, com mais cinco dias intensos pela frente para aprofundar ainda mais sua identidade e carisma para enfrentar os desafios atuais com fé renovada.