• Home
  • /
  • Destaque Home
  • /
  • Júlio Boiago e Vitor Meira são ordenados diáconos, em Curitiba

Júlio Boiago e Vitor Meira são ordenados diáconos, em Curitiba

Na manhã do domingo, 21 de julho, a Província Claretiana do Brasil celebrou a Ordenação Diaconal dos Missionários Claretianos Júlio César Boiago e Vitor Turiano Meira. A solene eucaristia foi celebrada na Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Curitiba, PR, e foi presidida pelo Bispo Diocesano de Assis e Missionário Claretiano, Dom Argemiro de Azevedo. A celebração contou com a presença de vários fiéis, familiares dos ordenados, Claretianos, seminaristas e religiosos de várias congregações. 

 

Após a proclamação do Evangelho, iniciou-se o Rito de Ordenação. O formador Pe. Michael Ivo chamou os candidatos ao diaconato e o Superior Provincial, Pe. Eguione Nogueira Ricardo, os apresentou ao bispo. 

Na homilia, Dom Argemiro afirmou que “Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja estabeleceu o diaconato como grau próprio e permanente da hierarquia e foi promulgada a constituição dogmática Lumen Gentium. Os diáconos, sobre os quais são impostas as mãos, apoiados pela graça sacramental, ao serviço da liturgia, da pregação e da caridade, servem o povo de Deus em comunhão com o bispo e o seu presbitério.” Após a homilia, Júlio e Vitor, perante o povo de Deus, manifestaram a sua livre vontade em assumir o ministério do diaconato. 

Em seguida, prostaram-se no chão e foi cantada a Ladainha – momento em que o bispo, o clero e todos os fiéis rogam a Deus “que derrame com bondade a sua bênção sobre este servo”. Logo após, foi feita a imposição das mãos e a prece de ordenação pelo bispo, a qual pede a Deus que “envie sobre eles, o Espírito Santo que os fortaleça com os sete dons da vossa graça, a fim de exercerem com fidelidade o seu ministério”. Ainda, como parte do ritual, os diáconos foram revestidos por seus padrinhos com a estola e a dalmática (vestes próprias do ministério), receberam o Livro dos Evangelhos das mãos do bispo, o abraço da paz e acolhida do clero aos novos diáconos.

No final da celebração, foi lida a ata e assinada pelos diáconos e testemunhas. O Superior Provincial saudou os novos diáconos. “Como bem lembrou Dom Argemiro, é um serviço, um tríplice serviço, serviço do altar, serviço do anúncio do Evangelho, da Palavra e da caridade. E, assim como no lema que vocês escolheram, ‘permanecei no meu amor’, possam, seguindo o estilo do nosso Pai Fundador, Santo Antônio Maria Claret, ter a virtude do amor a Deus e ao próximo como essencial dentro do serviço que a Igreja lhes confia a partir de hoje, com vistas evidentemente ao próprio sacerdócio. Obrigado pelo sim de vocês, também aos seus familiares que, com certeza, junto a nós se alegram por este momento, e a toda a paróquia, a todos aqueles que são seus amigos”, disse Pe. Eguione.

Pe. Eguione ressaltou também o desejo que possa ser “um ministério muito frutífero em suas vidas. Muito obrigado pelo sim mais uma vez, este sim que, a cada dia, se confirma por meio da entrega das suas vidas à Congregação e ao serviço da Igreja e de Cristo. Parabéns, que Deus os abençoe muito”. 

Em seguida, o diácono Júlio manifestou seus agradecimentos, expressando profunda gratidão a Deus e à congregação claretiana. Ele afirmou: “Nosso desejo é permanecer em Jesus e no seu amor, seguindo nosso lema: ‘permanecei no meu amor’. Agradecemos de coração aos nossos formadores e a todos que nos apoiaram nesta caminhada, especialmente aos nossos pais, padrinhos e à Província Claretiana do Brasil. Pedimos a Maria Santíssima que nos conceda uma alma esponsal para sermos bons diáconos. Ao Diácono Vítor, meu irmão e amigo, minha gratidão: obrigado pelo nosso caminho e por termos aprendido ao longo dos anos a nos apoiar e a crescer juntos.”

Os novos diáconos se preparam, agora, para a recepção do sacramento da ordem. O diácono Vitor a celebrará  no dia 25 de janeiro e o diácono Julio, em 08 de fevereiro de 2025. 

 

Compartilhar: