• Home
  • /
  • Destaque Home
  • /
  • Mensagem do Provincial, Pe. Eguione, CMF por ocasião da Páscoa

Mensagem do Provincial, Pe. Eguione, CMF por ocasião da Páscoa

“Então as mulheres se lembraram das palavras de Jesus. Voltaram do túmulo e anunciaram…” (Lc 24,8-9)

Na alvorada do túmulo vazio, foi a memória viva da Palavra que reacendeu a fé. Não foram os sinais extraordinários, nem os anjos em vestes resplandecentes, mas a Palavra guardada no coração que moveu aquelas mulheres ao anúncio. Elas creram porque se lembraram. E, ao recordar, deixaram que a força do Evangelho reacendesse a esperança em meio à ausência.

Essa mesma Palavra, viva e peregrina, caminhou ao lado dos discípulos rumo a Emaús, revelando-se no partir do pão. E seus corações arderam ao ouvi-la pelo caminho (cf. Lc 24,32), pois era o próprio Cristo Ressuscitado que falava. Depois, Ele confiou aos discípulos a missão: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). A Páscoa contém a força da Palavra. Cristo Ressuscitado é a Palavra definitiva de Deus para a humanidade — presença que ilumina, orienta e transforma.

Neste tempo pascal, nós, como missionários claretianos, somos também chamados a viver e anunciar essa memória viva. Como Santo Antônio Maria Claret, que se deixou consumir pela Palavra até torná-la chama ardente de evangelização, somos convidados a permitir que o Cristo Ressuscitado fale em nós e por meio de nós. Não há sepulcro, dor ou silêncio que vença a força da Palavra que liberta, cura e envia.

Celebrar a Páscoa é renovar o compromisso de sermos ouvintes, portadores e servidores da Palavra. É acreditar que, mesmo nas noites escuras da missão, a luz da Ressurreição continua a brilhar por meio do anúncio do Evangelho.

E, no contexto do Ano Jubilar, convocado pelo Papa Francisco como um tempo de esperança, somos ainda mais motivados a sermos sinais vivos da presença do Ressuscitado no mundo. Que a Palavra continue a arder em nossos corações e nos impulsione a sermos, com alegria, peregrinos da esperança e missionários da Palavra.

Cristo vive! A Palavra venceu!
Sigamos com alegria, enraizados em Cristo e audazes na missão, anunciando com a vida que nenhum túmulo é capaz de deter a força do Evangelho.

Uma santa e luminosa Páscoa a todos!

 

Pe. Eguione Nogueira Ricardo, CMF

Superior Provincial

Compartilhar: