“Então as mulheres se lembraram das palavras de Jesus. Voltaram do túmulo e anunciaram…” (Lc 24,8-9)
Na alvorada do túmulo vazio, foi a memória viva da Palavra que reacendeu a fé. Não foram os sinais extraordinários, nem os anjos em vestes resplandecentes, mas a Palavra guardada no coração que moveu aquelas mulheres ao anúncio. Elas creram porque se lembraram. E, ao recordar, deixaram que a força do Evangelho reacendesse a esperança em meio à ausência.
Essa mesma Palavra, viva e peregrina, caminhou ao lado dos discípulos rumo a Emaús, revelando-se no partir do pão. E seus corações arderam ao ouvi-la pelo caminho (cf. Lc 24,32), pois era o próprio Cristo Ressuscitado que falava. Depois, Ele confiou aos discípulos a missão: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). A Páscoa contém a força da Palavra. Cristo Ressuscitado é a Palavra definitiva de Deus para a humanidade — presença que ilumina, orienta e transforma.
Neste tempo pascal, nós, como missionários claretianos, somos também chamados a viver e anunciar essa memória viva. Como Santo Antônio Maria Claret, que se deixou consumir pela Palavra até torná-la chama ardente de evangelização, somos convidados a permitir que o Cristo Ressuscitado fale em nós e por meio de nós. Não há sepulcro, dor ou silêncio que vença a força da Palavra que liberta, cura e envia.
Celebrar a Páscoa é renovar o compromisso de sermos ouvintes, portadores e servidores da Palavra. É acreditar que, mesmo nas noites escuras da missão, a luz da Ressurreição continua a brilhar por meio do anúncio do Evangelho.
E, no contexto do Ano Jubilar, convocado pelo Papa Francisco como um tempo de esperança, somos ainda mais motivados a sermos sinais vivos da presença do Ressuscitado no mundo. Que a Palavra continue a arder em nossos corações e nos impulsione a sermos, com alegria, peregrinos da esperança e missionários da Palavra.
Cristo vive! A Palavra venceu!
Sigamos com alegria, enraizados em Cristo e audazes na missão, anunciando com a vida que nenhum túmulo é capaz de deter a força do Evangelho.
Uma santa e luminosa Páscoa a todos!
Pe. Eguione Nogueira Ricardo, CMF
Superior Provincial



por