Missionários claretianos participam de curso de liderança

Liderar com discernimento, a partir do carisma claretiano. Este foi o tema do curso de liderança, realizado pela Província Claretiana do Brasil, coordenado pelos missionários, o Superior Provincial, Pe. Eguione Nogueira Ricardo, o Prefeito de Formação, Pe. Marcos Aurélio Loro e o padre formador Pe. Nilton César Boni. A atividade foi realizada na Vila Santa Mônica, em Guarulhos, São Paulo, de 2 a 4 de julho de 2024.

Cerca de 40 missionários, entre padres e irmãos, participaram do “Curso de Liderança Discernente”, com uma programação que contou com a celebração da eucaristia, pela manhã, reflexões e grupos de partilha durante o dia e a oração das vésperas no início da noite. Por meio de um processo dialogal, os missionários refletiram sobre como liderar, considerando o contexto e os interlocutores, buscando o discernimento à luz do Evangelho e do carisma claretiano, por meio de uma comunicação sustentável (não violenta).

Para o Superior Provincial, Pe. Eguione, “este curso, que é uma iniciativa da Congregação, busca aprimorar o sentido da liderança, tanto nas comunidades quanto na missão. Favorece desenvolver práticas de liderança em nosso apostolado, em nossas comunidades, em sintonia com toda a Congregação”.
 
O documento da Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria, Missionarii Sumus (Somos Missionários), em seu número 72, salienta que: “Os claretianos que exercem o serviço de autoridade devem discernir e atuar segundo o coração de Deus para acompanhar as pessoas, fomentar a cooperação missionária e promover a criatividade e a inovação que o Espírito nos pede em cada tempo e lugar”. A partir dessa orientação, toda a Congregação está organizando os cursos.

Pe. Nilton, Pe. Marcos e Pe. Michael Ivo da Silva Oliveira participaram do curso com esse tema, oferecido pela Conferência dos Missionários Claretianos de América (Micla), em 2023, na Colômbia.

Compartilhar: