Morre Papa Francisco

“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.

Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.

Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”

Com pesar, esse foi o anúncio feito pelo Cardeal Farrell, da Capela Santa Marta, como informa o site Vatican News.

Aos Missionários Filhos do Coração de Maria, o papa Francisco disse (9/9/2021, durante o Capítulo Geral):

“Deixai-vos inflamar pelo Senhor, pelo seu amor, de tal forma que possais ser incendiários com o fogo do divino amor onde quer que estejais. Que Ele seja vossa única segurança. E isso permitirá que sejais homens de esperança, de esperança que não decepciona (cf. Rm 5,5), de esperança que não conhece o medo, porque sabe que é na nossa fragilidade que se manifesta a força de Deus (cf. 2Cor 12.9).”

Rezemos pelo descanso eterno de Francisco que tanto amou e serviu a Cristo e à sua Igreja.

Biografia

O primeiro Papa americano, eleito em 13 de março de 2013, foi o jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, arcebispo de Buenos Aires. Nasceu na capital argentina, no dia 17 de dezembro de 1936.

Diplomou-se como técnico químico, e depois escolheu o caminho do sacerdócio, entrando no seminário diocesano de Villa Devoto. A 11 de março de 1958, entrou no noviciado da Companhia de Jesus.

A 13 de dezembro de 1969, foi ordenado sacerdote pelo arcebispo D. Ramón José Castellano. A 22 de abril de 1973, emitiu a profissão perpétua nos jesuítas.

No dia 31 de Julho de 1973, foi eleito provincial dos jesuítas da Argentina, cargo que desempenhou durante seis anos.

A 20 de maio de 1992, João Paulo II nomeou-o bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires. No dia 27 de junho, recebeu, na catedral, a ordenação episcopal. Como lema, escolheu Miserando atque eligendo e no seu brasão inseriu o cristograma IHS, símbolo da Companhia de Jesus.

Em outubro de 2001, foi nomeado relator-geral adjunto da décima assembleia geral ordinária do Sínodo dos bispos, dedicada ao ministério episcopal. No Sínodo, sublinhou de modo particular a «missão profética do bispo», o seu «ser profeta de justiça», o seu dever de «pregar incessantemente» a doutrina social da Igreja, mas também de «expressar um juízo autêntico em matéria de fé e de moral».

Como arcebispo de Buenos Aires — diocese com mais de três milhões de habitantes — pensou num projeto missionário centrado na comunhão e na evangelização, com quatro finalidades principais: comunidades abertas e fraternas; protagonismo de um laicado consciente; evangelização destinada a cada habitante da cidade; assistência aos pobres e aos enfermos.

Em chave continental, alimenta fortes esperanças, no sulco da mensagem da Conferência de Aparecida, de 2007, chegando a defini-la «a Evangelii nuntiandi da América Latina».

Foi membro das Congregações para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, para o Clero, para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; do Pontifício Conselho para a Família, e da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Fonte: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/biography/documents/papa-francesco-biografia-bergoglio.html

Compartilhar: