PE. JOSÉ MARIA ANDIA GALARRETA

Data de Nascimento:

02/10/1875

Falecimento:

Falecimento: 02/10/1944, em Rio Claro, com 69 anos.)

Cidade:

Rio Claro, SP, Brasil

(Faleceu no 02/10/1944, em Rio Claro, com 69 anos.)

Fez a profissão religiosa a 20 de Agosto de 1893 e recebeu a ordem sacerdotal a 1º de Setembro de 1901.

Em Praga (Portugal), primeiro destino do Padre Andia, mostrou os fúlgidos albores (brilhos) de seu zelo pela salvação das almas, entregando-se de preferência às Missões, sendo ótimo companheiro nas lutas do Apostolado.

Voltou à Espanha por ocasião da Revolução Portuguesa e de lá foi mandado para o Brasil, residindo em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Santos e Rio Claro.

Destacou-se em todas as casas no Ministério das Confissões e nos trabalhos com os Srs. Bispos nas Visitas Pastorais.

Em Ribeirão Preto foi invejável auxiliar do Padre Ciriza na construção da Matriz de Vila Tibério, visitando as Fazendas, angariando esmolas e emprestando seus trabalhos para quanto lhe fosse mandado.

Salientou-se na simplicidade que atraiu a atenção e os olhares de quantos o rodeavam, servindo-se de amizades e irradiação de seu zelo para continuar em Santos, quando vigário, as obras que estiveram algum tempo paralisadas.

Em meio à estima e caridade de quantos o conheciam, viu passar o 50º aniversário de Profissão Religiosa, parecendo inocente criança a gozar dos frutos auferidos no arfar incessante de cinquenta anos de labores e sacrifícios.

Em Rio Claro passou os derradeiros anos de sua vida, entregue à direção espiritual, no confessionário, dos alunos que se formam para o sacerdócio.