Resumo histórico da Paróquia Nossa Senhora da Luz – Pinhais -PR
A Paróquia Nossa Senhora da Luz, localizada no município de Pinhais, tem sua origem no processo de urbanização que se deu na região, quando ainda pertencia ao município de Piraquara. No início, havia na região apenas chácaras onde se plantavam e criavam animais. Posteriormente, desmembradas em lotes individuais, foi formada a Vila Emiliano Perneta. O nome da vila é uma homenagem feita ao “príncipe” dos poetas paranaenses, que foi proprietário de um sítio na região. Foi a partir de 1970 que começou a constituição de loteamentos nessa área, dando início ao processo de urbanização. A região de Pinhais foi se tornando atrativa aos imigrantes que vinham do campo.
As atividades religiosas eram realizadas na chácara de Ernesto Garcia e dona Boneca. No ano de 1957, foi doado um terreno para a construção da capela na vila Perneta. Em 25 de março, realizou-se a primeira festa dedicada a Nossa Senhora da Luz. A cúria Metropolitana de Curitiba mandou que todos os moradores tivessem Nossa Senhora da Luz como sua padroeira. Foi dona Maria da Luz, conhecida como dona Boneca, e seu marido, Ernesto Garcia, os doadores do terreno. No local onde seria construída a capela foi celebrada uma missa campal pelo Pe. Agostino Marochi, vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
No final de dezembro de 1962, começou a construção da capela na vila. O Sr. Ernesto Garcia fez a doação do custo total da obra. A vila jamais esqueceu tão grande benfeitor e a extraordinária generosidade dele.
No dia 8 de dezembro de 1963, ano do quinhentenário da devoção a Nossa Senhora da Luz, saiu da Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Tarumã piedosa romaria com a imagem da santa, doada por dona Boneca. Às 10 horas, a procissão chegou entre hinos e cânticos, em meio a barulhento foguetório. O Bispo de Ponta Grossa, D. Geraldo Pelanda, amigo da família de Dona Boneca e Sr. Garcia, foi especialmente para a solene inauguração da capela. Após a chegada da imagem, o Bispo deu a bênção da nova capela e fez um sermão cheio de entusiasmo e alegria. Em seguida, celebrou a missa solene. Este dia foi de muita festa e alegria para todos os presentes.
Deste dia em diante, a capela foi se estruturando, tanto material como espiritualmente. Foram adquiridos alguns objetos litúrgicos e de estrutura para a capela. Dona Boneca sempre cuidou com muito zelo das alfaias, paramentos e objetos litúrgicos.
No ano de 1967, foi criada uma paróquia em Pinhais, a Boa Esperança, à qual a capela Nossa Senhora da Luz passou a pertencer. Com o desenvolvimento pastoral, espiritual, estrutural e pela necessidade pastoral, a capela de Nossa senhora da Luz passou a ser Paróquia, sendo criada no dia primeiro de março de 1981, desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança.
No ato da criação, estiveram presentes o primeiro vigário Pe. José Zauchi, com os sete seminaristas teólogos que iriam morar e trabalhar junto com ele, o arcebispo Metropolitano Dom Pedro Fedalto, o provincial dos padres Xaverianos, Pe. Luiz Lucedici, um conselheiro Provincial dos Xaverianos, Pe. Domingos Costela e de outros padres da mesma Congregação. Enfim, muita gente estava presente, vindo de várias vilas e capelas que formavam a nova Paróquia e que participaram com muito entusiasmo.
No dia 9 de setembro de 1990, os Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Missionários Claretianos) assumiram a Paróquia, que vêm conduzindo até hoje, com o espírito de Santo Antônio Maria Claret, fundador desta Congregação.
Com os anos, a Paróquia cresceu, assim como a sua população, sendo formada pela matriz e mais dez comunidades. Uma característica muito forte na paróquia, nos anos 1980 e 1990, foram as CEBs e os grupos de reflexões que até hoje existem, mas não com tanto entusiasmo.
No ano de 2008, a Paróquia Nossa Senhora da Luz foi dividida e criou-se uma nova Paróquia, Nossa Senhora da Saúde. Com isso, a Paróquia Nossa Senhora da Luz perdeu algumas capelas, contando hoje com apenas quatro capelas e a matriz.



por