PE. ÂNGELO FERNANDO ROSA

Data de Nascimento:

30/04/1955

Falecimento:

Falecimento: 06/04/2022 (66 anos)

Cidade:

Goiânia, GO, Brasil

Diagnosticado subitamente com baixa hemoglobina, o quadro de saúde foi se agravando e, após treze dias de internação, veio a falecer. Fernando Rosa era superior e ecônomo da Comunidade Claretiana de Goiânia, onde exercia a missão de Vigário Paroquial na Paróquia Imaculado Coração de Maria.

O Padre Ângelo Fernando Rosa, morreu na manhã do dia 06 de abril de 2022, em Goiânia, GO. Ele deu entrada no hospital no dia 25 de março com sintomas de cansaço, fadiga, falta de ar, taquicardia que o fez ser internado com quadro clínico estável de baixa hemoglobina, que é a proteína responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos, pelos glóbulos vermelhos. A redução da hemoglobina implicou na perda da capacidade de transporte de oxigênio aos tecidos, produzindo os sintomas que levou o padre a ser hospitalizado. Após sucessivas manobras para reverter a situação, o quadro evoluiu para uma grave hemoglobinopatia resultando em anemia autoimune, além do desencadeamento de problemas no pâncreas, que não resistindo veio a óbito. O religioso estava internado no Hospital São Francisco de Assis, na capital goiana, onde faleceu aos 66 anos após treze dias de internação.

Os funerais aconteceram na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Goiânia, onde Pe. Fernando era Vigário Paroquial. A missa de corpo presente foi presidida por Dom João Justino, Arcebispo de Goiânia, com a participação de vários sacerdotes do clero local e da Congregação Claretiana. O Governo Provincial dos Missionários Claretianos foi representado pelo ecônomo provincial, Pe. Wagner de Aragão. Após cerimônia o féretro seguiu para cidade natal do padre, Ibiá-MG, onde na Paróquia São Pedro de Alcântara aconteceu mais uma missa de corpo presente, com sepultamento no jazigo da Família Rosa na mesma cidade.

DADOS BIOGRÁFICOS

Ângelo Fernando Rosa nasceu aos 30 de abril de 1955, na cidade de Ibiá, Mina Gerais. Filho de José Rosa e de Maria de Lourdes Keisul. Foi batizado em 18 de dezembro de 1955, e crismado em 30 de maio de 1958, na Paróquia de São Pedro Alcântara, Diocese de Patos de Minas.

Ingressou no Seminário Santo Antônio Maria Claret aos 24 de fevereiro de 1973, na cidade de Rio Claro, SP.  Realizou o Noviciado na cidade de Campinas, SP, em 05 de janeiro de 1976, onde proferiu a Primeira Profissão aos 06 de fevereiro de 1977. Sua Profissão Perpétua aconteceu em Belo Horizonte, MG, aos 29 de maio de 1982. Realizou os estudos de Filosofia, no Seminário Claret de Rio Claro, SP. Os três primeiros anos dos estudos teológicos realizou no Studium Theologicum, em Curitiba, PR, concluindo a carreira de teologia, na Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Foi ordenado diácono em 30 de maio de 1982, em Belo Horizonte, MG, na Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, sendo Bispo ordenante Dom Cristiano. Ordenou-se Presbítero, aos 08 de dezembro de 1982, na cidade de Ibiá, MG, na Paróquia São Pedro Alcântara, Diocese de Patos de Minas, por Dom Jorge Scarso.

Pe. Ângelo Fernando Rosa viveu em várias comunidades da Província Claretiana do Brasil, desempenhando várias funções, como superior, ecônomo e pároco. Seu primeiro destino foi à Comunidade de Novo Aripuanã, no Amazonas, onde permaneceu por alguns meses. Em seguida, foi destinado a Goianésia, GO, onde exerceu os ofícios de Superior, Ecônomo e Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Abadia. Em 1998, foi Superior e Pároco na cidade de Contagem, MG. No ano de 2000, foi transferido para a Comunidade de Taguatinga, DF, como Superior e Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em 2007, retornou a Goianésia, com o ofício de Vigário Paroquial Em 2009, foi transferido para Ribeirão Preto, SP, como Vigário Paroquial no Santuário Nossa Senhora do Rosário. Em 2013, foi destinado à Comunidade de Batatais, SP, com os encargos de Vice-Superior e Pároco da Paróquia Coração de Maria. Em 2015, como Vigário Paroquial na Basílica Nossa Senhora de Lourdes, em Belo Horizonte, MG. Como último destino, Pe. Ângelo Fernando foi transferido para Goiânia, GO, onde exercia os encargos de Superior, Ecônomo e Vigário Paroquial na Paróquia Imaculado Coração de Maria.