PE. ANTÔNIO DE PAULA SOUZA, CMF

Data de Nascimento:

07/10/1913

Falecimento:

Falecimento: 25/09/1992 (78 anos)

Cidade:

Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Dom Viçoso, pequena cidade do Sul do Estado de Minas Gerais, Diocese de Campanha, foi a terra de nascimento do menino Antônio. Viu a primeira luz do mundo no dia 7 de outubro de 1913. Recebeu de seus pais, Sr. João de Paula Souza e Sra. Maria Joana de Jesus, profundo sentimento de fé. Sendo ele pequeno, nos dias de preceito de missa era levado à Igreja Matriz, para esta finalidade, ainda que tivesse que percorrer longo caminho, ao longo dele, entoavam-se cânticos a Jesus e Nossa Senhora.

Assim, despertou no filho a inclinação às coisas de Deus e, portanto, a vocação sacerdotal. Entrou para a Congregação com certa idade, sendo daqueles vocacionados de vocação tardia ou adulta. Receberam-no os formadores no pré-postulantado de São Paulo, permanecendo aí um ano, partindo, em seguida, para Curitiba.

No Postulantado desta cidade, perfez seus estudos de Latim com boas notas, sendo aprovado também para o Noviciado. Em Guarulhos realizou o Ano de Provação em 1934. Emitiu a Profissão Religiosa, mediante os votos temporais em 02 de fevereiro de 1935. Sua profissão perpétua foi feita em Curitiba, em 01 de fevereiro de 1938.

Cursou toda a Filosofia e toda a Teologia em Curitiba, sempre orientado por eminentes professores, obtendo notas boas devido a sua boa inteligência e tenacidade no estudo. Esteve durante um ano fazendo estágio em Batatais como estudante e logo voltou à Curitiba.

Durante a carreira ele foi recebendo, embora com intervalos irregulares, a partir da Tonsura, todas as ordens Menores: Ostiariado, Leitorado, Exorcistado e Acolitado e, a seguir, o Subdiaconato e Diaconato. Finalmente, foi ungido sacerdote do Senhor, em 23 de setembro de 1944.

Logo após a sua Ordenação, passou para o Seminário Claretiano em Rio Claro, onde sobressaiu como brilhante professor de português e outras disciplinas. Em 1945, na solene celebração do Cinquentenário da Província, Jubileu de Ouro em Rio Claro, através das ondas da rádio local e pelo jornal da terra, o Pe. Souza encarregou-se de fazer a população da cidade ficar ciente da significação da presença claretiana no Brasil, durante este período.

Em princípio de 1947, foi trasladado de Rio Claro para São Paulo para lecionar português e outras matérias no Ginásio Coração de Maria. Foi um missionário zeloso e dedicado integralmente à Santa Igreja e ao Coração de Maria, pois, embora lecionando, pregou missões em companhia de outros claretianos na Alta Sorocabana atingindo as fronteiras do Mato Grosso, missionando as cidades de Areia Dourada e Presidentes Venceslau – SP.

Em 1954 foi nomeado Diretor do Colégio Claretiano em substituição ao Pe. João Batista Monteiro Leite que houvera trocado, em 1952, o nome do Colégio Coração de Maria para Colégio Claretiano.

Logo a seguir, foi sucedido pelo Revmo. Roque Vicente Beraldi, na direção do Colégio Claretiano e seguiu para Batatais, a fim de lecionar matérias colegiais, onde já o fizera como estudante.

No princípio do ano escolar de 1969, aparece como Segundo Consultor da Comunidade do Colégio São José, cargo que continuou exercendo quando da nomeação do novo governo da Casa na reitoria do Pe. Elias Leite até o ano de 1963. Exerceu o múnus de Prefeito dos Internos. No triênio de 1967-1970, foi nomeado Superior da Comunidade do Seminário Claretiano, como missionário no auge da formação dos seminaristas claretianos.

Em 1974, o Pe. Souza aparece como Pároco da Paróquia do Colégio São José de Batatais e, logo a seguir, em Londrina de 1975 a 1982, é constituído Pároco e Consultor da Comunidade; nesta data, foi nomeado Superior e Pároco de Ribeirão Preto; em 1988 e 1989, aparece como Vigário Paroquial em Batatais para logo ser aí constituído Pároco em 1990 até o fim da vida.

Foi sempre um missionário preocupado com a situação do homem e também com um modo de melhor comunicar a mensagem do Reino de Deus a esta humanidade que Deus tanto amou. Esteve em plena atividade pastoral como pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Maria, em Batatais. Faleceu em Ribeirão Preto no dia 25 de setembro de 1992 e foi sepultado no jazigo próprio do Colégio São José der Batatais. Descanse na Paz de Cristo!