PE. ELIEZER ALMUEDO SERRANO, CMF

Data de Nascimento:

07/03/1905

Falecimento:

Falecimento: 08/12/1974 (69 anos)

Cidade:

Goiânia, GO, Brasil

Montellano, pequeno povoado da Província de Sevilha, Diocese de Hispalense (Sevilla), foi o lugar onde o menino Eliezer nasceu, no dia 6 de março de 1905. Seus progenitores, Sr. José e Sra. Maria, cristãos de fibra, educaram os filhos nos princípios da religião, cultivaram e promoveram nele sua inclinação para a vida religiosa e sacerdotal.

Entrou para a Congregação ainda jovenzinho, fazendo seus estudos de latim no Seminário Menor do Instituto. Terminados estes, foi fazer o Ano de Provação, o Santo Noviciado, em 1922, na ex-Universidade de Cervera. Aí mesmo, na Universidade Cervariense, encetou os seus estudos de Filosofia e Teologia.  Sua carreira eclesiástica desenvolveu-se normalmente, recebendo nas devidas datas as Ordens Menores e, a seguir, o Subdiaconato e o Diaconato.

Em 30 de maio de 1931, subiu os degraus do altar sendo ordenado sacerdote do Deus Altíssimo. A seguir fez o Ano de Preparação, isto é, o Ano de Pastoral em Aranda de Duero onde, nesse mesmo ano recebeu o seu destino. Segundo o seu ideal missionário, foi enviado para as terras de missão com muita alegria.

Veio para o Brasil na 38ª Expedição, chegando à data de 15 de outubro de 1931. Era uma equipe de oito sacerdotes e dois irmãos missionários, que partiu em duas turmas: a primeira formada de sete sacerdotes Padres Eliezer Almuedo, José Antônio Cañivano, José González, Damião Ormaeche, Félix Diaz de Cério, Victor Gandol, Henrique Mallafré e o Ir. Ângelo Carol Payás.

O Pe. Eliezer, juntamente com outros missionários, morou em diversas Casas da Província Meridional e desempenharam seu apostolado missionário, sobretudo no Estado de Goiás onde, percorreram quilômetros e quilômetros de estrada poeirenta no lombo de mulas e cavalos, pelo sertão, em particular pela região de São José do Tocantins. Desenvolveram suas atividades no amanho do rebanho, ovelhas sem pastor desprovidos de todo o necessário.

Levava a todo esse povo muitos bens materiais e ensinamentos do Evangelho, alegrando-se com grande tranquilidade de espírito, sempre se ocupando no trabalho pastoral, na Casa Central de Goiânia, a bela capital daquele estado de Goiás.

Pe. Eliezer Almuedo era de índole festiva e aberta, sobretudo com as pessoas que eram do seu conhecimento. Estava, contudo, sempre pronto e serviçal com aqueles que o procuravam e requeriam o seu ministério na sede episcopal e nas capelas que existem naquelas regiões do sertão goiano.

Era, por isso, chamado vulgarmente “Pronta Saúde” e “Pronto Socorro”. Era de fato, e servia de ajuda a todos, conforme as forças e a saúde o permitiam. Contribuiu, com grande valia e cuidado, na formação dos adolescentes goianos, para os quais abriu o Colégio Coração de Maria, e uma escola primária para serventes domésticos. Festivo e popular, sempre trazia nos lábios uma palavra alegre. Nunca teve inimigos, sabendo resolver sempre sabiamente os nós das dificuldades.

Nos últimos anos de sua vida, minado por insidiosa doença, permaneceu seus últimos meses de sua vida, afastado do ministério e quase sem poder valer-se a si mesmo. Porém, não perdeu a bom humor, que revelou em contato com quantos se prodigavam para servi-lo, ou vinham fazer uma visita.

Foi nesse período de quase total inatividade que se evidenciou  o quanto Pe. Eliezer era querido do povo da paróquia de Goiânia. As manifestações de afeto se sucederam em gestos expressivos. Talvez nem o próprio Padre se dera conta em sua vida de quanto sua bondade havia calado fundo no coração do povo.

Sua prolongada doença também contribuiu para pôr em relevo a dedicação e o carinho de seus Irmãos de Congregação. Foi um belo testemunho da Comunidade de Goiânia, que não passou despercebido aos olhos das pessoas; não duvidaram em afirmar, que em parte alguma, um enfermo ancião naquele estado teria sido tratado com tanto carinho e desvelo quanto o fora o Pe. Eliezer pelos seus irmãos claretianos.

Pe. Eliezer faleceu no dia 8 de dezembro de 1974, na Casa de Goiânia, da qual fora ecônomo por alguns triênios; foi confortado com todos os últimos Sacramentos. Descanse na Paz do Senhor!