No dia 7 de dezembro de 2024, Pe. Pedro Divino de Villas Boas, CMF, completa 50 anos de ordenação presbiteral. Para celebrar esta data, missionários claretianos e leigos colaboradores participaram da missa em ação de graças, na mesma igreja e Paróquia de sua ordenação, Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre, MG, no dia 6 de dezembro. Amigos, familiares e colegas da época do seminário estiveram presentes.
No início da celebração, O Superior Provincial, Pe. Eguione Nogueira Ricardo vestiu Pe. Pedro com a estola e a casula, recordando, assim, os gestos que foram realizados em sua ordenação. O Evangelho foi proclamado pelo Pe. Marcos Mendes, CMF, membro do Governo Provincial. Na homilia, Pe. Pedro destacou seu processo de formação, realizado no Seminário Santo Antônio Maria Claret, junto à Paróquia do Imaculado Coração de Maria. Ressaltou a devoção ao Coração de Maria, que aprendeu com os missionários, a partir do amor filial que o Fundador da Congregação, Santo Antônio Maria Claret, sentia por Maria.
Ao final da missa, uma representante da Paróquia dirigiu-se ao Pe. Pedro, recordando seu testemunho de vida cristã nesses 50 anos de ministério sacerdotal e Pe. Eguione lhe dirigiu os cumprimentos em nome da Província. Após a missa, muitas pessoas foram cumprimentar Pe. Pedro, algumas com as quais conviveu durante a formação seminarística e no trabalho pastoral da paróquia.
O Pároco da Paróquia do Imaculado Coração de Maria, Pe. Luiz Francisco Marvulo Martins, CMF, disse que a celebração é motivo de muita alegria. “Para nós é uma grande alegria, uma ação de graças pelo dom da vocação, pelo serviço do Pe. Pedro à Congregação, mas em especial também pelo serviço, pela história que ele tem também, em particular, na nossa Paróquia”, comentou Pe. Luiz Francisco.
O Superior Provincial, Pe. Eguione, recordou que a celebração faz parte da história do Pe. Pedro, com uma vida entregue à Congregação. “Para nós, celebrar este momento é um marco dentro daquilo que é sua vocação, do testemunho que o Pe. Pedro tem dado todo este tempo, na Congregação, na Província Claretiana, nos últimos anos, sobretudo, no serviço da secretaria provincial”, salientou o Provincial.
Pe. Pedro explicou que celebrar seus 50 anos na igreja onde foi ordenado padre traz, para ele, muitas recordações. “Não só pela ordenação, mas, 14 anos antes, eu entrei nest e seminário e, por isso também, traz grandes lembranças que vivi e de tudo aquilo que recebi”, contou Pe. Pedro. Ele destacou que o grande sonho que continua é o do anúncio da Palavra de Deus. “Nem sempre a gente tem aquelas qualidades ou aptidões, mas, sempre na minha vida, foi essa a preocupação: a anunciar a Palavra de Deus, o Evangelho às pessoas”, completou.




por