Juventude Claretiana

 

A Juventude Claretiana é um movimento pastoral dentro da Igreja Católica que visa ajudar jovens e adultos a atuarem como protagonistas do mundo de hoje. Por meio de experiências novas e de cunho missionário e guiados pela espiritualidade de Santo Antônio Maria Claret, visam ser sementes vivas lançadas no coração de muitos.

 

Criada em 2010, a Juventude Claretiana é representada por 35 grupos, aproximadamente, distribuídos em 26 paróquias de todo o Brasil. Busca conciliar assuntos relacionados ao próprio jovem, ao meio em que ele vive e à espiritualidade Claretiana.

 

A Juventude Claretiana é um movimento diferente, ativo e atuante, cheio de surpresas e rico em detalhes, que busca passar a todos o rosto de uma Igreja jovem, preparada, direcionada a acolher e disposta a ajudar, principalmente os jovens, nas diversas dificuldades que enfrentam.

 

O movimento está inserido na Pastoral Vocacional da Congregação. Segundo o Diretório Vocacional Claretiano (DVC), a Pastoral Vocacional é uma complexa atividade da comunidade eclesial pela qual e em íntima relação com a pastoral geral, se compromete na tarefa de suscitar, acolher, acompanhar e proporcionar a adequada formação às vocações.

 

Podemos dizer que a Pastoral Vocacional tem por definição acompanhar os jovens a fim de que eles descubram sua vocação e optem por um estilo de vida cristã (laical, religiosa, sacerdotal) comprometendo-se com uma Igreja ministerial e missionária.

Compartilhar: