A Congregação sentiu-se interpelada a aproximar-se dos jovens, sem estar à espera que sejam eles a tomar a iniciativa. Sair ao encontro dos jovens, a fim de caminhar com eles e ajudá-los a escutar os apelos de Jesus. Serve-nos de inspiração e estimulo, de modo especial, o Sínodo dedicado a eles – “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” – bem como a exortação pós-sinodal Christus vivit.
O lançamento da Prefeitura da Pastoral dos Jovens e Vocações incentivou a promoção de alguns projetos, a tomar medidas visando a preparação dos agentes da evangelização dos jovens e a viver mais intensamente o percurso da Igreja nessa área.
Reforçamos a reflexão e a ação partilhadas com a Família Claretiana. A rede juvenil Claret Way Global é um belo fruto dessa colaboração. Em muitos lugares, reforçamos a relação entre a pastoral da juventude e o compromisso com um mundo mais fraterno, justo, solidário e respeitoso da criação; e tomamos medidas para promover uma nova cultura vocacional.
A Província do Brasil deseja desenvolver, em nossas ações pastorais, espaços de acolhida e
convivência com os jovens, favorecendo o protagonismo juvenil e vocacional. Também, queremos fortalecer a cultura do acompanhamento e do discernimento vocacional em todas as comunidades claretianas.