• Home
  • /
  • Sem Categoria
  • /
  • [Somi] Proclade Onlus realiza reunião sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

[Somi] Proclade Onlus realiza reunião sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

No dia 14 de junho de 2024, os membros claretianos da Proclade Onlus, Pe. Rohan Dominic e Pe. Henry Ramirez Soler realizaram uma reunião online, com membros das Províncias e Delegações claretianas, sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS. A proposta foi de animar os participantes das sessões globais da Coalização de Religiosos para a Justiça (JCoR, em inglês), que acompanham as atividades de avaliação das metas dos Estados membros das Nações Unidas, para a Agenda 2030, em relação aos ODS.

Da Província Claretiana do Brasil, participaram o Ir. Joel Gaspar, o Pe. Rodney Mendes e as leigas Margareth Lessa e Suzana Coutinho. No primeiro momento, após a oração, o padre coordenador do grupo missionário claretiano nas Nações Unidas, Rohan Dominic, fez uma apresentação sobre o Fórum Político de Alto Nível, que será realizado em junho de 2024. Salientou que é momento de avaliação e partilha de experiências, não só entre os Estados membros da ONU, mas também das organizações da sociedade civil, entre elas, a Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria, em suas ações de solidariedade e missão.

“A Agenda 2030 e sua adoção é uma chamada universal para acabar com a pobreza, ajudar a cuidar do planeta e para que todos vivam em paz. Por isso, seu slogan é ‘Não deixar ninguém para traz’. E isso requer que trabalhemos juntos, governos e sociedade civil, setor privado, academia, religiões, indivíduos”, explicou Pe. Rohan. Ele disse que, para isso, serão apresentados os Relatórios Voluntários, para que cada governo conte como está implementando os ODS, como avalia seu progresso e se responsabiliza por eles.

A Agenda 2030 é um pacto realizado voluntariamente entre os países, que envolve a realização de ações para alcançar 17 objetivos, que são chamados de ODS. Entre eles, estão o de acabar com a pobreza e a fome, promover a saúde e a educação de qualidade, cuidar da água e do saneamento básico, fortalecer as políticas públicas e promover iniciativas de paz. Pe. Rohan esclareceu que são objetivos que dialogam com a doutrina social da Igreja e com o carisma claretiano. “Nossos projetos e programas pastorais precisam estar conectados com os ODS, para transformar a sociedade. O Fórum de Alto Nível é oportunidade para que também nós avaliemos nosso progresso para a transformação social: o que estamos fazendo, qual a nossa contribuição”, salientou.

Os participantes puderam expressar seu aprendizado durante os encontros formativos, promovidos pela JCoR. Já foram realizadas quatro sessões globais e reuniões regionais. Ir. Joel Gaspar disse que esses eventos estão sendo importantes para o conhecimento, a tomada de consciência. “É importante estarmos juntos, nas posições que ocupamos, colaborando com os ODS, por meio das metas que podem ser trabalhadas em nossas frentes missionárias”, enfatizou.

No final da reunião, Pe. Rohan e Pe. Henry agendaram uma nova atividade, a ser realizada de forma virtual, no dia 12 de julho, para o intercâmbio claretiano sobre a implantação dos ODS nos ministérios e apostolados. Cada província poderá apresentar um projeto e qual o seu impacto na transformação social e como ele se relaciona com os ODS.

Compartilhar: