• Home
  • /
  • Programa de Tutela de Menores e Vulneráveis

Programa de Tutela de Menores e Vulneráveis

Nas últimas décadas, a Igreja vem enfrentando uma crise sem precedentes, envolvendo casos de abuso sexual perpetrados contra menores e/ou vulneráveis por parte de clérigos, consagrados e leigos. As circunstâncias em que tais abusos ocorreram e o modo como muitas vezes foram tratados, provocaram dor, raiva e perplexidade na vida de muitas pessoas. Hoje, mais do que nunca, é necessário que se assumam atitudes e comportamentos que não se restrinjam à defesa do bom nome e prestígio da instituição, como se fazia até então.

O triste e grave fenômeno dos abusos sexuais de menores e vulneráveis, praticados por clérigos, consagrados e leigos, requer um renovado esforço por parte da Igreja que é chamada a enfrentar a questão com coragem e compromisso com a justiça. É preciso que todos se sintam responsáveis pelo cuidado e pela preservação da vida e dignidade do ser humano, principalmente dos “pequeninos” e dos mais fragilizados. O ensinamento sólido e a ação firme dos últimos papas mostram que a Igreja adotou uma clara postura de condenação desses crimes, proteção das vítimas e enfrentamento do problema.

Apresentamos, neste programa, as ações da Província Claretiana do Brasil para a prevenção, investigação, acolhimento e comunicação em relação à tutela de menores. Que Santo Antônio Maria Claret nos inspire a promover a vida em sua dignidade em todos os lugares e tempos.

Para entrar em contato envie-nos um e-mail em: [email protected].