• Home
  • /
  • Destaque Home
  • /
  • Equipe faz pesquisa sobre os 130 anos dos Claretianos no Brasil

Equipe faz pesquisa sobre os 130 anos dos Claretianos no Brasil

A Província Claretiana do Brasil completará 130 anos de sua presença no país, em 2025. Para celebrar esta data, está sendo realizada uma pesquisa sobre essa história. Três pesquisadores fazem o levantamento de documentos escritos, na Cúria da Província, em São Paulo. São eles: Claudete Camargo Pereira Basaglia, Nainôra Maria Barbosa de Freitas e Osmair Severino Botelho.

Os pesquisadores estão na fase de leitura dos documentos e disseram estar honrados com o convite, feito pelo Superior Provincial, Pe. Eguione Nogueira Ricardo, para realizar esta tarefa. Claudete contou que estão trabalhando com os arquivos da Província e a preocupação é fazer um material que ajude os leigos e leigas a conhecerem melhor a história. “Estamos tentando compor um passado histórico para os leigos, para se animarem a discutir sobre a presença dos Claretianos no Brasil, nesses 130 anos”, disse.

Osmair é formado em Filosofia e História e trabalhou como professor de alguns padres claretianos. Para ele, a história da presença da Congregação dos Missionários Filhos do Coração de Maria no Brasil é importantíssima. “Lendo agora os documentos, a gente percebe como eles foram responsáveis por levar o Evangelho por várias partes do Brasil e isso precisa ser retomado, contado, e mostrar como eles estão presentes e trabalhando atualmente, depois de 130 anos no Brasil”, salientou.

A doutora em História e especialista em História da Igreja, Nainôra Maria Barbosa de Freitas falou que está muito honrada com o convite “de poder partilhar desse projeto e estar escrevendo um pouco sobre a presença dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria no Brasil”.

O dia 18 de novembro de 1895 marca a chegada dos dez primeiros missionários claretianos no Brasil, para trabalhar na evangelização do povo e na formação do clero. Seu primeiro destino foi a cidade de São Paulo, SP. Em 2025, a Província celebrará os 130 anos desse momento histórico. E uma das formas será por meio da produção de um livro contando essa história.

 

Compartilhar: